Menu
segunda, 27 de janeiro de 2020
Andorinha - Horários Economicos
Andorinha - Horários Econômicos
Geral

Polo da Unidade de Monitoramento Virtual em Corumbá ganha novo espaço

15 agosto 2019 - 08h03Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Para ampliar o atendimento aos monitorados por tornozeleira eletrônica e aprimorar a fiscalização, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) criou um polo da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual (UMMVE) em Corumbá. Os trabalhos consistem em colocação e retirada de equipamentos, manutenção e todo o suporte necessário para a monitoração eletrônica.

Com cerca de 170 monitorados, Corumbá é a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul com pessoas utilizando tornozeleiras, atrás somente de Campo Grande. Por este motivo, o polo foi instalado no município, em um prédio anexo ao Patronato Penitenciário de Corumbá.

Oficialmente é o primeiro polo da UMMVE no estado, as atividades tiveram início em janeiro no presídio de regime semiaberto, mas este mês começou em um novo local, com mais estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos.

Responsável também pela inspeção dos equipamentos, encaminhamento para trabalho, recaptura de tornozeleira, suporte para o monitorado, recebimento da apresentação de trabalho – que é realizada mensalmente, conforme decisão judicial – a unidade atua ainda como interlocutora oficial com a força policial local, quando necessário. Além disso, realiza o cadastro no sistema de monitoramento, alimentação de dados no Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) e Sistema Integrado de Administração do Sistema Penitenciário (Siapen).

Segundo o diretor da UMMVE, Ricardo Teixeira, o novo polo de monitoramento em Corumbá contribui para a organização dos trabalhos, oferecendo respaldo e maior possibilidade de um serviço mais uniforme em sincronia com a sede da unidade na capital. “O monitoramento em si continua sendo feito exclusivamente em Campo Grande, mas o polo garante maior efetividade na fiscalização e oferece todo o suporte em ações relacionadas com a monitoração dos apenados, além de contar com servidores capacitados”, destaca.

As melhorias foram concretizadas com o empenho e trabalho conjunto dos servidores da área de Segurança e Custódia, agentes Ricardo Solis Baracat e Marlene Moreira Marmora, e contou com o apoio da diretora do Patronato Penitenciário de Corumbá, agente Giselle da Silva Marques de Barros.

Em conjunto com o Patronato, o polo recebe o custodiado que acabou de progredir de regime, instala a tornozeleira eletrônica e já encaminha para o Patronato para verificar a questão de trabalho, apoio assistencial e outros assuntos pertinentes.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o aprimoramento da monitoração eletrônica realizada pela agência penitenciária em Corumbá demonstra o esforço dos servidores em proporcionar, cada dia mais, um serviço de qualidade para a população.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul
Com maiores salários, Tribunal de Justiça poderá ter mais três desembargadores
Obrigatório
Prazo para pagamento do Dpvat termina nesta semana
Destaque Esportivo
Atletas sul-mato-grossenses conquistam 3º lugar em torneio nacional de beach tennis
Herói
Agente de trânsito flagra assaltantes e impede furto no Centro Nação Guató
Serviço
Corumbá deve sofrer falta de água até às 13 horas desta segunda, 27
Prazo
Pré-atrícula digital 2020 para alunos novos da REME de Corumbá encerra hoje
Economia
Expectativa financeira para Carnaval 2020 é de superar em F$ 2,7 milhões a arrecadação do ano passado
Trânsito
Motorista fica preso às ferragens em acidente na rua Porto Carreiro
Polícia
Dupla é presa em flagrante em arrombamento de casa no bairro Nova Corumbá
Oportunidades
MS tem 2,5 mil oportunidades de emprego nesta segunda-feira, 27

Mais Lidas

Cultura
Carnaval 2020 de Corumbá terá duas atrações nacionais e programação extensa
Política
Prefeito atende requerimento do vereador Luciano Costa e encaminha PL para Progressão Funcional de Servidores
Cobrança
Iniciam estudos para cabear rede de internet através das torres de energia elétrica em Corumbá
Política
Vereador Luciano Costa apresenta balanço das atividades de 2019