O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou na tarde desta sexta-feira (5), a entrega de 28 veículos que reforçarão a estrutura das ações de saúde nos municípios e nas comunidades indígenas, com investimento estadual de R$ 7,5 milhões. Com a medida, aproximadamente 90% da população indígena do estado será beneficiada.
A iniciativa fortalece a rede de urgência e emergência nos territórios indígenas e, simultaneamente, contribui para a execução de ações estratégicas nos municípios, como o controle de vetores para conter arboviroses, alinhando esforços para a redução da mortalidade infantil no Estado.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância da entrega como instrumento de inclusão e desenvolvimento social. “Estamos entregando 21 ambulâncias e 7 caminhonetes, mas esses veículos fazem parte de um contexto maior de estratégia para avançar em todo o estado. Hoje também publicamos diretrizes da política de saúde de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a regionalização e garantindo mais justiça e resultados práticos no atendimento à população. Independentemente da origem dos recursos, Estado, União ou emendas, precisamos somar esforços. O cidadão não quer saber de quem é a ambulância; quer saber que o serviço chega até ele. Essa é a nossa prioridade.”
Riedel ressaltou ainda a integração entre governo federal, estadual, municípios e comunidades indígenas. "A soma de recursos e esforços gera resultados concretos. A colaboração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade é fundamental para que possamos avançar em áreas como saúde, educação e segurança. Estamos comprometidos em não deixar ninguém para trás, garantindo atenção às comunidades mais vulneráveis, incluindo nossos irmãos indígenas.”
Dos 28 veículos, 21 são do tipo furgão, zero km, adaptados para Ambulância Suporte Básico – Tipo B, com recursos do Fundo Estadual de Saúde. Eles serão destinados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS), beneficiando os polos-base de Amambai (2), Antônio João (1), Aquidauana (2), Bodoquena (2), Bonito (2), Brasilândia (1), Caarapó (1), Corumbá (1), Dourados (3), Japorã (1), Miranda (2), Paranhos (1), Sidrolândia (1) e Tacuru (1).
A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone Gonçalves, reforçou o impacto da ação. "Setembro tem sido um mês muito importante para a saúde pública em Mato Grosso do Sul. As ambulâncias vão estruturar a linha de cuidado materno-infantil e contribuir para a redução da mortalidade infantil. Desde o início do governo, investimos em equipamentos para todas as Unidades Básicas de Saúde e fortalecemos a atuação dos agentes comunitários com tablets, celulares e caminhonetes. Essas ações permitem uma política pública baseada em dados, que direciona recursos de forma eficiente e impacta positivamente educação, assistência social e saúde.”
O coordenador do DSEI/MS, Lindomar Ferreira, destacou a atuação conjunta de governo, prefeitos e bancada estadual e federal. “Estamos trabalhando em parceria para que os veículos cheguem às comunidades de forma eficiente. A colaboração entre Estado, União, municípios e representantes indígenas garante que a política pública seja efetiva e chegue à ponta, onde o cidadão precisa.”
Representando os prefeitos, a prefeita de Sonora, Clarice Ewerling, agradeceu a atenção do governo. “Recebemos com muita alegria a caminhoneta para endemias e as ambulâncias. O olhar municipalista do governador é fundamental e faz diferença para todos os municípios do estado. Obrigada pelo cuidado e atenção.”
Segundo o Observatório da Cidadania, Mato Grosso do Sul possui 96.029 habitantes indígenas, dos quais 86.001 serão diretamente beneficiados pela entrega dos novos veículos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Entrega das ambulâncias vai ampliar atendimento básico, com foco em cuidado materno-infantil e prevenção. (Foto: Álvaro Rezende)


