Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Saúde

MPMS alerta comerciantes e consumidores sobre risco de bebidas com metanol

Primeira morte suspeita em Campo Grande leva promotoria a reforçar cuidados na venda de bebidas

04 outubro 2025 - 10h13Danielly Carvalho

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) acionou associações e comerciantes para aumentar a atenção na compra e venda de bebidas alcoólicas, após a primeira morte suspeita por ingestão de metanol no estado, envolvendo um jovem de 21 anos em Campo Grande.

O Promotor de Justiça Luiz Eduardo Lemos de Almeida, que coordena o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), explica que a medida é preventiva. “Já havia um alerta nacional e agora temos, em Campo Grande, uma suspeita de óbito por ingestão de bebida com metanol. A Delegacia do Consumidor esteve no hospital, recolheu o frasco da bebida e o material foi encaminhado para perícia. Nosso objetivo é prospectivo: evitar novos danos antes que mais tragédias ocorram”, afirmou.

A recomendação do MPMS destaca que a responsabilidade inicial é do fabricante e do distribuidor, mas o comerciante pode ser responsabilizado caso não seja possível comprovar a origem legal da bebida.

Na sexta-feira (3), o Promotor se reuniu com a Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (Amas) e a Refriko para entregar a orientação que pede maior rigor na rastreabilidade: só comprar de fornecedores com nota fiscal eletrônica, conferir códigos no site da Secretaria de Fazenda e checar rótulos e lacres.

Denyson Prado, presidente da Amas, disse que a associação já discute formas de conscientizar os associados, enquanto o superintendente Yuri Miranda afirmou que as orientações estão sendo repassadas aos mais de 230 supermercados vinculados.

“Queremos preservar o bom comerciante e evitar que o produto adulterado chegue ao consumidor. A recomendação é clara: somente a compra segura, com documentação fiscal e controle rígido, garante proteção para o comerciante e para a sociedade”, reforçou o Promotor.

Também participaram da reunião o assessor jurídico da Amas, João Luiz Rosa Marques; José Antônio Avesani Junior, diretor comercial da Refriko; e o gerente de vendas Nixon Silva Alexandre.

1ª morte em MS

O jovem de 21 anos chegou consciente à UPA do Universitário, com mal-estar gástrico, náuseas e vômitos de líquido escuro. Amostras de sangue e urina foram enviadas ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) para perícia.

O MPMS alerta que a população deve conferir a procedência das bebidas e denunciar qualquer suspeita à Ouvidoria, pelo site https://ouvidoria.mpms.mp.br ou pelo telefone 127.*Com informações da Assessoria de Comunicação do MPMS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado
saúde
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa
saúde
Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas
saúde
"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS
saúde
Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina
saúde
Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue
saúde
Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo
saúde
Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal