A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quarta-feira (3) o recolhimento de todos os produtos da Verdeflora Produtos Naturais Ltda, conhecida no mercado como Natuforme Produtos Naturais. A medida inclui alimentos e suplementos fabricados pela empresa, que está proibida de produzir, comercializar, distribuir, divulgar ou manter em uso qualquer item.
A decisão foi tomada após inspeção realizada nos dias 18 e 19 de agosto, quando fiscais identificaram que a empresa não seguia as BPF (Boas Práticas de Fabricação de Alimentos). Segundo a Anvisa, a vistoria apontou falhas graves na estrutura física e no funcionamento da fábrica.
O relatório elenca nove irregularidades principais: condições inadequadas de higienização e conservação; uso de produtos não regularizados nos processos de limpeza; falhas no controle de pragas e vetores; falta de rastreabilidade dos insumos e matérias-primas; problemas na armazenagem; ausência de equipamentos básicos para a produção; inexistência de controle de qualidade e estudos de estabilidade; ausência de PCAL (Programa de Controle de Alergênicos); e rótulos sem advertência de risco de contaminação por alergênicos.
Além disso, os fiscais constataram que a unidade não tinha licença local de funcionamento e não oferecia condições sanitárias adequadas para armazenamento de alimentos.
No dia 20 de agosto, a própria Anvisa já havia divulgado informações preliminares sobre as irregularidades encontradas na fábrica durante a inspeção feita em conjunto com a vigilância sanitária municipal.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Natuforme não atendeu mais de dez exigências da Vigilância Sanitária. (Foto: Freepik)


