Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e impedir o surgimento de casos da doença na região, Corumbá e Ladário realizam nesse sábado, 30 de agosto, o segundo Dia D de Vacinação contra o Sarampo. A ação faz parte da campanha estadual MS Vacina Mais: Sarampo, lançada pela saúde do estado no dia 18 desse mês, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.
Em Corumbá, cinco unidades estarão abertas das 8h às 12h: Walter Victório (Bairro Cravo Vermelho), Luís Fragelli (Bairro Universitário), Ênio Cunha 1 (Bairro Cervejaria), Rosimeire Ajala – Beira Rio (Centro) e Nova Corumbá (Bairro Kadwéus).
Em Ladário, a vacinação acontece pela manhã, das 7h às 11h na Policlínica Municipal e, no período da tarde, a ação será realizada dentro do programa Prefeito nos Bairros, das 13h às 19h, no Campo do bairro Seac.
Allex Dellas, secretário municipal de saúde de Ladário, destaca a relevância da campanha para manter a cidade protegida. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. Nossa meta é alcançar o maior número possível de pessoas e garantir a saúde da população de Ladário”, afirma.
O público-alvo da campanha são crianças a partir de 6 meses, adolescentes e adultos até 59 anos que ainda não receberam a dose ou que estão com o esquema vacinal incompleto. Além da proteção contra o sarampo, também estarão disponíveis vacinas contra a gripe e a Covid-19.
Casos na Bolívia
O aumento de casos da doença na Bolívia preocupa as Secretarias de Saúde, tanto na esfera estadual quanto municipal. Devido a fronteira seca com alto fluxo de pessoas entre a Bolívia e Corumbá, o risco de reintrodução do vírus em Mato Grosso do Sul é real. Desde os primeiros casos confirmados no país vizinho, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) intensificou as ações epidemiológicas para bloquear o surgimento de casos da doença, com foco nas regiões de Corumbá e Ladário.
O plano emergencial do estado para vacinação segue as recomendações do Ministério da Saúde, que orienta a implantação da dose zero, para bebês de 6 a 11 meses e vacinação para pessoas de 12 meses a 59 anos sem registro vacinal ou com esquema incompleto.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



O público-alvo da campanha são crianças a partir de 6 meses, adolescentes e adultos até 59 anos. (Foto: Divulgação/PML)


