Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Censo da Força de Trabalho na Saúde traça perfil de profissionais em Corumbá

02 setembro 2025 - 17h35Assessoria, PMC

O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília, realiza em Corumbá e na região de fronteira o Censo da Força de Trabalho na Saúde. O levantamento, em fase de campo desde junho, busca identificar quem são os trabalhadores do setor, público e privado, e mapear suas qualificações, vínculos e perspectivas profissionais.

Segundo Dilene Ebeling Vendramini Duran, auditora da Saúde e articuladora regional do projeto, a iniciativa nasceu da constatação, no pós-pandemia, de que o país não possuía informações detalhadas sobre sua mão de obra na área. “É como o Censo do IBGE, mas voltado para os profissionais da saúde. Queremos saber quem são, como atuam, quais são suas especializações e quantos estão em cada território”, afirmou.

O projeto começou em novembro de 2024, com a seleção e a formação de recenseadores, e desde junho está em fase de entrevistas presenciais. Em Corumbá, o trabalho iniciou nas unidades públicas de atenção primária, intermediária e especializada. A etapa seguinte será dedicada ao setor privado, incluindo hospitais, consultórios, farmácias, laboratórios e clínicas de fisioterapia e odontologia. Estabelecimentos veterinários não fazem parte do escopo.

A coleta de dados é individual e inclui informações sensíveis, como raça, gênero, faixa salarial e projeções de permanência ou mudança de emprego nos próximos 12 meses. “O objetivo é dar visibilidade a todos os trabalhadores, do médico ao pessoal da limpeza, muitas vezes invisibilizados. Todos compõem a força de trabalho da saúde”, destacou Dilene.

Eduardo Clink Miriuk, técnico de Apoio em Auditoria da Saúde e recenseador do projeto, explicou que o levantamento também funciona como etapa final de um curso de pós-graduação vinculado ao censo. Os dados, após sistematização, serão devolvidos às secretarias municipais e estaduais, servindo de base para políticas públicas e ajustes na oferta de serviços. O outro recenseador do projeto é Jackson Wilson Uchoa de Oliveira.

O Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal foram escolhidos como projetos-piloto. O prazo de conclusão da etapa de campo é 20 de outubro. A expectativa é que o material sirva de referência para decisões sobre a formação de profissionais e o planejamento da rede de saúde.

Para Corumbá e os municípios de Ladário e Miranda, que integram a macrorregião de saúde, a perspectiva é que o censo revele o perfil detalhado dos trabalhadores e permita ajustes nas políticas locais, tanto no setor público quanto no privado.

Dilene reforça o apelo para que clínicas e consultórios privados recebam os recenseadores. “Não se trata de fiscalização, mas de um levantamento que vai beneficiar os próprios serviços e a população. São poucos minutos de entrevista que podem fazer diferença no planejamento da saúde na região”.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado
saúde
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa
saúde
Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas
saúde
"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS
saúde
Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina
saúde
Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue
saúde
Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo
saúde
Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral