O vereador e presidente da Câmara Municipal, Ubiratan Canhete de Campos, sugeriu à secretaria municipal de saúde de Corumba, a implementação de um programa voltado para a realização de cirurgias bariátricas e outros tipos de intervenções por vídeo laparoscopia no município.
A sugestão foi feita na sessão de ontem, segunda-feira, 16, e direcionada ao secretário Antônio Juliano de Barros, de Saúde, como forma de oferecer tratamentos minimamente invasivos para obesidade e outras condições, utilizando tecnologia que permite menor tempo de recuperação e riscos reduzidos.
O vereador lembrou que se trata de um programa importante implementados em diversos serviços de saúde, incluindo hospitais públicos e privados, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
“É sabido que um dos maiores males da saúde que assola a humanidade é a obesidade que, por vezes, é classificada como mórbida. Da mesma forma doenças decorrentes da obesidade como diabetes, hipertensão e AVCs muitas das vezes podem ser controladas por meio de dieta do paciente. Entretanto, na correria do mundo moderno, os pacientes não têm a oportunidade ou não conseguem seguir uma dieta própria para amenizar essas comorbidades. Assim, tendo contato por meio de matéria veiculada pela imprensa nacional, tomamos conhecimento que muitas das cirurgias videolaparoscópicas podem ser realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, defende o vereador.
E foi por esse motivo que o vereador fez a solicitação ao titular da pasta de Saúde, visando realização de estudo técnico para levantamento de dados, bem como, a criação de uma regulamentação com critérios específicos que pudessem beneficiar pacientes de diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e outras comorbidades como hérnias, inflamação na vesícula, apendicites, entre outras, estabelecendo critérios técnicos como idade, comorbidades concorrentes, gravidade e complexidade do caso, que permitam serem atendidos pelo SUS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Bira defendeu que se trata de um programa importante à ser implementado em hospitais públicos e privados. (Foto: Divulgação)


