O vereador e presidente da Câmara Municipal, Ubiratan Canhete de Campos, sugeriu à secretaria municipal de saúde de Corumba, a implementação de um programa voltado para a realização de cirurgias bariátricas e outros tipos de intervenções por vídeo laparoscopia no município.
A sugestão foi feita na sessão de ontem, segunda-feira, 16, e direcionada ao secretário Antônio Juliano de Barros, de Saúde, como forma de oferecer tratamentos minimamente invasivos para obesidade e outras condições, utilizando tecnologia que permite menor tempo de recuperação e riscos reduzidos.
O vereador lembrou que se trata de um programa importante implementados em diversos serviços de saúde, incluindo hospitais públicos e privados, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
“É sabido que um dos maiores males da saúde que assola a humanidade é a obesidade que, por vezes, é classificada como mórbida. Da mesma forma doenças decorrentes da obesidade como diabetes, hipertensão e AVCs muitas das vezes podem ser controladas por meio de dieta do paciente. Entretanto, na correria do mundo moderno, os pacientes não têm a oportunidade ou não conseguem seguir uma dieta própria para amenizar essas comorbidades. Assim, tendo contato por meio de matéria veiculada pela imprensa nacional, tomamos conhecimento que muitas das cirurgias videolaparoscópicas podem ser realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, defende o vereador.
E foi por esse motivo que o vereador fez a solicitação ao titular da pasta de Saúde, visando realização de estudo técnico para levantamento de dados, bem como, a criação de uma regulamentação com critérios específicos que pudessem beneficiar pacientes de diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral e outras comorbidades como hérnias, inflamação na vesícula, apendicites, entre outras, estabelecendo critérios técnicos como idade, comorbidades concorrentes, gravidade e complexidade do caso, que permitam serem atendidos pelo SUS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Doses de vacina contra o Sarampo são enviadas para Bolívia

Feira livre deste domingo terá vacinação contra Sarampo

Corumbá reforça vacinação após surto de sarampo avançar na Bolívia

Lacen contabiliza 267 mil análises laboratoriais somente neste ano
Atendimentos médicos gratuitos são oferecidos em Ladário de 14 a 18 de julho
Moradores podem consultar médicos e receber óculos e medicamentos grátis em Ladário
MS reduz mortes por hepatite C em 67% e avança no enfrentamento da hepatite B
Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde aponta queda na mortalidade e destaca avanço na vacinação e oferta de tratamento no SUS

Ladário intensifica vacinação contra o Sarampo

Menopausa: O que parece fim é apenas o começo de uma nova fase

SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose
