Mais de 3,2 mil atendimentos foram realizados em comunidades ribeirinhas do Baixo Pantanal de Corumbá, entre os dias 7 e 12 de julho. A ação foi coordenada pela Prefeitura de Corumbá por meio do Programa Povo das Águas, que percorreu as regiões de Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho, levando serviços de saúde, cidadania, educação, assistência social e agricultura familiar.
A maior parte dos atendimentos ficou concentrada na área da saúde, com 1.348 procedimentos que incluíram consultas médicas e de enfermagem, curativos, acompanhamento de gestantes, hipertensos e diabéticos, além de ações de saúde mental e palestras educativas. Também foram aplicadas 304 doses de vacinas contra Covid-19, H1N1 e outras doenças. Durante as visitas, moradores receberam 29.570 comprimidos, 550 pomadas e 400 frascos de medicamentos líquidos.
O atendimento odontológico somou 414 procedimentos, com entrega de 140 escovas de dente e aplicação de flúor em 31 pessoas. Outras 90 pesagens foram feitas para atualização do Bolsa Família.
Na área social, 364 moradores receberam orientações sobre CadÚnico, regularização de documentos e programas de apoio. Foram entregues 263 cestas básicas, kits de higiene e absorventes do programa "Fluxo Legal". Também houve palestras sobre feminicídio, violência contra idosos e abuso sexual de crianças e adolescentes.
A Superintendência de Agricultura Familiar realizou 200 atendimentos, com orientações técnicas sobre horticultura, poda de plantas e entrega de mudas e sementes. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) abriu 92 processos para pesca comercial e amadora, enquanto a Receita Federal somou 87 atendimentos relacionados a CPF, conta Gov.br e apoio ao IMASUL.
As atividades pedagógicas reuniram 83 crianças, com contação de histórias, leitura, desenhos e entrega de brinquedos reciclados. O serviço voluntário de barbeiro realizou 74 cortes de cabelo. O Conselho Tutelar acompanhou as equipes e fez 29 atendimentos com orientações e encaminhamentos.
Coordenador do programa, Josiney Severino dos Santos agradeceu aos profissionais e parceiros envolvidos. “Durante este período de intenso trabalho, dedicação e comprometimento de toda a equipe, conseguimos prestar atendimentos humanizados, fornecer orientações importantes e oferecer serviços essenciais a todas as famílias ribeirinhas dessas localidades”, afirmou.
Ele destacou a importância do trabalho. “Todas essas pessoas merecem atenção, carinho e um pouco de amor para que possam ter mais dignidade em suas vidas, mesmo estando isoladas no Pantanal. Seguimos firmes em nossa missão de levar atendimentos e promover a inclusão de todos os ribeirinhos do Pantanal em nosso município”, completou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Programa Povo das Águas percorreu cinco comunidades de Corumbá entre 7 e 12 de julho, com serviços de saúde, educação e cidadania. (Foto: Clóvis Neto/PMC)

