Município conseguiu cumprir o abastecimento de 122 dos 144 itens que compõem a Lista de Medicamentos Essenciais.
(Foto: Divulgação/PMC)
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as farmácias municipais de Corumbá estão abastecidas com 85% dos medicamentos considerados essenciais para a saúde pública. Dos 144 itens que compõem a Lista de Medicamentos Essenciais, o município conseguiu cumprir o abastecimento de 122 deles. A falta de medicamentos na rede pública de farmácias do município foi um dos problemas críticos deixados pela antiga gestão municipal.
A gestora da pasta, Tatiana Mattos destaca que o município está, “com quase 85% da farmácia abastecida, o que é um número muito bom, diante da diversidade de medicações. Ainda temos alguns medicamentos que faltam serem entregues, mas estamos trabalhando para alcançar o máximo possível”.
O abastecimento contempla medicamentos de uso contínuo e de grande demanda, como analgésicos, antitérmicos, antibióticos (como amoxicilina), além de medicamentos do programa Hiperdia, sulfato ferroso para gestantes e remédios para tratamento de hipertireoidismo, entre outros.
A Farmácia da UPA e do Pronto-Socorro Municipal funciona 24 horas por dia, oferecendo suporte em casos de urgência e emergência. Já a Farmácia Municipal, localizada na Avenida América, ao lado do Posto Paulista, atende ao público das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Para a retirada dos medicamentos, é necessário apresentar receita médica atualizada, sem rasuras, e o Cartão do SUS. Nos casos em que o medicamento precisa ser mantido sob refrigeração, o paciente deve levar um isopor com gelo no momento da retirada, para garantir o transporte adequado e preservar a eficácia do produto, conforme o protocolo farmacêutico. *Com informações da Assessoria PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
MS está entre seis estados em alerta para casos respiratórios graves
Vereador busca informações sobre atendimento dermatológico presencial em Corumbá
Wilson Baruki é homenageado e dá nome ao Centro Obstétrico da Santa Casa
Saúde reforça vacinação em dez postos de Corumbá nesta semana
Três salas de vacinação estão abertas neste sábado em Corumbá
Corumbá se prepara para enfrentar impactos do El Niño na saúde pública
Corumbá terá três salas de vacinação abertas neste sábado
MS receberá mais de R$ 700 mil para reduzir filas do SUS em hospitais privados
Farmácia da UBSF Bonifácio Tiaen é reaberta no bairro Padre Ernesto Sassida