Capacitação prepara equipe técnica do Estado para enfrentar arbovirose emergente com ações coordenadas e resposta rápida.
(Foto: Divulgação)
Em resposta à crescente circulação da Febre do Oropouche no Brasil, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu um treinamento intensivo voltado à vigilância epidemiológica e ao controle de vetores. A ação reuniu profissionais da equipe técnica do Estado e mais três municípios convidados, com o objetivo de preparar equipes locais para uma resposta rápida e coordenada diante da arbovirose emergente.
O evento, realizado entre os dias 16 e 18 de setembro, contou com atividades teóricas e práticas em campo e laboratório, abordando desde o cenário epidemiológico até estratégias de coleta de vetores e testagem laboratorial.
"O Treinamento de Entomologia e Vigilância da Febre do Oropouche destaca a SES como protagonista na preparação da resposta, no monitoramento e na vigilância dessa arbovirose emergente. Essa iniciativa é fundamental para a epidemiologia estadual, pois fortalece a detecção precoce, a investigação e o controle de possíveis surtos. Além disso, assegura a integração entre os serviços de saúde, promove a coordenação de ações preventivas e contribui diretamente para a proteção da população frente a esse desafio crescente", detalha a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Danielle Galindo Martins Tebet.
Treinamento contou com atualização teórica em campo e laboratório. Foto: DivulgaçãoCirculação do vírus
A programação contou com momentos de atualização teórica e práticas em campo e laboratório. Na abertura do evento, foram apresentados dados atualizados sobre a circulação do vírus no país e no estado, com orientações sobre vigilância de casos atípicos, como transmissão vertical, anomalias congênitas, óbitos e manifestações neurológicas.
Também foram discutidos aspectos técnicos relacionados à bioecologia e à taxonomia dos vetores silvestres, além de perspectivas para o controle vetorial. O Coordenador de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, reforçou a importância do conhecimento técnico aliado à mobilização social como forma de ampliar a vigilância em saúde no Estado. “Nosso objetivo é capacitar os 79 municípios para que estejam preparados diante da possível propagação da febre”, enfatizou.
Rede estruturada
A capacitação incluiu ainda visitas ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), onde as equipes avaliaram a capacidade de testagem e participaram de práticas em entomologia. “Essa capacitação proporcionou atualização dos protocolos de vigilância para Oroupuche, com ênfase na detecção precoce, notificação imediata e investigação oportuna dos casos”, resumiu a gerente de Doenças Endêmicas, Jéssica Klener Lemos dos Santos, sobre os resultados da ação. “Esse alinhamento técnico é fundamental para padronizar as ações e aprimorar a resposta frente à circulação do vírus em território nacional”, finalizou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
MS está entre seis estados em alerta para casos respiratórios graves
Vereador busca informações sobre atendimento dermatológico presencial em Corumbá
Wilson Baruki é homenageado e dá nome ao Centro Obstétrico da Santa Casa
Saúde reforça vacinação em dez postos de Corumbá nesta semana
Três salas de vacinação estão abertas neste sábado em Corumbá
Corumbá se prepara para enfrentar impactos do El Niño na saúde pública
Corumbá terá três salas de vacinação abertas neste sábado
MS receberá mais de R$ 700 mil para reduzir filas do SUS em hospitais privados
Farmácia da UBSF Bonifácio Tiaen é reaberta no bairro Padre Ernesto Sassida