O vereador Yussef Salla está cobrando a realização de campanhas informativas em relação à legislação que obriga tutores a recolher os dejetos deixados pelos seus pets (cães e gatos) em praças esportivas, de lazer, bem como em vias públicas.
Durante sessão do Legislativo corumbaense, o vereador solicitou envio de expediente à diretora da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Cristina de Arruda Ferreira Fleming, para que seja providenciada a instalação de placas informativas sobre a legislação, inclusive citando penalidades (multas), em relação ao que determina a legislação.
“Tutores de animais de estimação são obrigados a recolher os dejetos deixados por seus pets em espaços públicos como praças de esporte e lazer, ruas, calçadas, entre outros”, reforçou citando a Lei Estadual nº 2.990/2005 e a Lei Municipal nº 1550/98 que, em seu artigo 12º, diz que é de responsabilidade dos proprietários a manutenção dos animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem-estar, bem como as providências pertinentes à remoção dos dejetos por eles deixados nas vias públicas”.
“Coletar as fezes dos locais públicos é importante por vários motivos. Demonstra respeito pelos outros, cuidado com a saúde pública. Isso está previsto em lei que precisa ser cumprida, sobre riscos de pagamento de multas”, enfatizou.
Por isso estamos pedindo que sejam instaladas placas para orientar a população sobre a existência dessa lei. É bom lembrar que dejetos de animais podem conter bactérias e parasitas que transmitem doenças para humanos e animais”, reforçou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



Yussef reforça lei e diz que tutores de animais devem fazer recolhimento dos dejetos em espaços públicos. (Foto: Divulgação)


