Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Corumbá, na noite desta segunda-feira, 14, o vereador Alexandre Vasconcellos cobrou esclarecimentos sobre critérios adotados para a renovação da concessão da empresa Energisa no Estado de Mato Grosso do Sul, previsto para ocorrer em 2027. O vereador apresentou requerimento endereçado ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, solicitando uma série de informações em relação ao assunto.
Alexandre deseja saber qual o critério adotado para a renovação da concessão, se foi solicitada a antecipação do processo e por qual a justificativa. O vereador considera precária a prestação dos serviços de energia elétrica no Estado.
Alexandre aponta que o serviço de energia em Corumbá é precário. Foto: Divulgação
“Chegou ao nosso conhecimento que está em andamento o processo de renovação da concessão para exploração dos serviços de energia elétrica no Estado de Mato Grosso do Sul pela empresa Energisa, inclusive com a antecipação dessa renovação, originalmente prevista para 2027. Contudo, é de amplo conhecimento da população sul-mato-grossense a má qualidade dos serviços prestados pela referida empresa, com recorrentes falhas, interrupções e um elevado número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor. A insatisfação é generalizada e afeta diretamente o bem-estar da população, bem como o desenvolvimento econômico do Estado.”, declara o vereador.
Alexandre foi taxativo ao afirmar que “renovar essa concessão por mais 30 anos, sem a devida transparência e sem considerar o histórico de precariedade na prestação do serviço, representa um retrocesso para o Estado e uma afronta aos interesses da sociedade”, argumentou justificando a necessidade de solicitar esclarecimentos ao Ministério de Minas e Energia, a fim de garantir “a lisura, a responsabilidade e o respeito à população no processo de concessão dos serviços públicos essenciais”.
Para provar em dados o que está defendendo, Alexandre está solicitando ao diretor da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Pietro Cândia, com cópia ao Diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do MS (AGEMS), Carlos Alberto de Assis, a realização de pesquisa de satisfação referente a prestação de serviços da Energisa no Município de Corumbá.
“Devido a precariedade da prestação de serviços em nosso Município é de suma importância uma pesquisa de satisfação com os consumidores, para podermos verificar o nível de descontentamento da população, e podermos avançar nas tomadas de providências relacionadas a empresa”, argumentou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá conquista Selo Ouro e registra maior avanço em transparência pública

Ex-donos de veículos leiloados pelo Detran podem solicitar valor restante após a quitação de débito

Governo de MS reforça pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra as mulheres

Governo amplia vagas dos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera

Decreto define períodos de recesso de fim de ano e pontos facultativos na Prefeitura

Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá

Lei proposta por Façanha cria Dia Municipal dos Salesianos em Corumbá

Câmara volta a cobrar esclarecimentos sobre quedas de energia na área urbana

22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá


A renovação da concessão com a Energisa era prevista para 2027, mas de acordo com o vereador, está sendo antecipada, sem justificativa aparente. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Alexandre aponta que o serviço de energia em Corumbá é precário. Foto: Divulgação 

