Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Corumbá, na noite desta segunda-feira, 14, o vereador Alexandre Vasconcellos cobrou esclarecimentos sobre critérios adotados para a renovação da concessão da empresa Energisa no Estado de Mato Grosso do Sul, previsto para ocorrer em 2027. O vereador apresentou requerimento endereçado ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, solicitando uma série de informações em relação ao assunto.
Alexandre deseja saber qual o critério adotado para a renovação da concessão, se foi solicitada a antecipação do processo e por qual a justificativa. O vereador considera precária a prestação dos serviços de energia elétrica no Estado.
Alexandre aponta que o serviço de energia em Corumbá é precário. Foto: Divulgação
“Chegou ao nosso conhecimento que está em andamento o processo de renovação da concessão para exploração dos serviços de energia elétrica no Estado de Mato Grosso do Sul pela empresa Energisa, inclusive com a antecipação dessa renovação, originalmente prevista para 2027. Contudo, é de amplo conhecimento da população sul-mato-grossense a má qualidade dos serviços prestados pela referida empresa, com recorrentes falhas, interrupções e um elevado número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor. A insatisfação é generalizada e afeta diretamente o bem-estar da população, bem como o desenvolvimento econômico do Estado.”, declara o vereador.
Alexandre foi taxativo ao afirmar que “renovar essa concessão por mais 30 anos, sem a devida transparência e sem considerar o histórico de precariedade na prestação do serviço, representa um retrocesso para o Estado e uma afronta aos interesses da sociedade”, argumentou justificando a necessidade de solicitar esclarecimentos ao Ministério de Minas e Energia, a fim de garantir “a lisura, a responsabilidade e o respeito à população no processo de concessão dos serviços públicos essenciais”.
Para provar em dados o que está defendendo, Alexandre está solicitando ao diretor da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Pietro Cândia, com cópia ao Diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do MS (AGEMS), Carlos Alberto de Assis, a realização de pesquisa de satisfação referente a prestação de serviços da Energisa no Município de Corumbá.
“Devido a precariedade da prestação de serviços em nosso Município é de suma importância uma pesquisa de satisfação com os consumidores, para podermos verificar o nível de descontentamento da população, e podermos avançar nas tomadas de providências relacionadas a empresa”, argumentou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Paulo Duarte entrega R$ 400 mil em emendas a escolas e instituto no Pantanal

Novo Posto de Identificação já funciona no Detran de Corumbá

Justiça condena ex-prefeito Marcelo Iunes por nepotismo em Corumbá

Elinho solicita vistorias na iluminação pública da Avenida General Rondon

Hesley sugere homenagens a personalidades pelo Dia da Consciência Negra

Projeto do Governo apresentado à Alems prevê investimentos de até 950 milhões

Bira cobra remoção da faixa amarela no centro para aumentar vagas de estacionamento

Hanna pede estudos para reordenar tráfego em trecho da Cyríaco de Toledo

Marcelo pede transporte coletivo gratuito em Corumbá durante o ENEM



A renovação da concessão com a Energisa era prevista para 2027, mas de acordo com o vereador, está sendo antecipada, sem justificativa aparente. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Alexandre aponta que o serviço de energia em Corumbá é precário. Foto: Divulgação 


