Os eleitores bolivianos retornam às urnas neste domingo (19) para o segundo turno da eleição presidencial, marcado pela ausência do Movimento ao Socialismo (MAS) na disputa final. O pleito decidirá entre o senador Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão, e o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, da Aliança Livre.
Considerado centrista, Paz Pereira obteve 32,08% dos votos no primeiro turno, enquanto Tuto Quiroga, alinhado à direita conservadora, somou 26,94%.
Em Mato Grosso do Sul, o único local autorizado para votação é a sede do Consulado Boliviano em Corumbá, na rua Sete de Setembro, entre a rua Delamare e a avenida General Rondon. O atendimento seguirá o horário oficial da Bolívia, das 8h às 16h, e 289 bolivianos estão aptos a votar na cidade.
A região de fronteira terá reforço na segurança durante a votação. A fronteira entre Brasil e Bolívia será fechada à zero hora de domingo, com travessia liberada apenas a pedestres na linha internacional durante o dia.
O MAS, partido do ex-presidente Evo Morales e do atual mandatário Luis Arce, enfrentou derrota histórica no primeiro turno. Com Eduardo del Castillo como candidato principal, o partido obteve menos de 4% dos votos, enquanto Andrónico Rodríguez foi o mais bem colocado à esquerda, com 8,15%.
O novo presidente boliviano deve assumir o cargo em 8 de novembro. O tribunal eleitoral pretende divulgar 80% dos resultados preliminares ainda na noite da eleição, com os resultados oficiais previstos para até sete dias após a votação.*Com informações do G1 e CNN Brasil.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



Eleitores devem comparecer ao Consulado Boliviano em Corumbá; segurança na fronteira será reforçada. (Foto: Arquivo/Capital do Pantanal)


