Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

Projeto do Governo apresentado à Alems prevê investimentos de até 950 milhões

05 novembro 2025 - 12h19Gesiane S. Lourenço

Projeto enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), prevê investimentos de até R$ 950 milhões em todo o estado. O projeto do governo tem por objetivo investir na estrutura dos municípios para dar continuidade ao ambiente atrativo de MS à novos negócios. Os deputados devem avaliae e votar na proposta ainda este ano.

"É um financiamento para realizar investimentos nos municípios, e a gente tem um espaço fiscal esse ano de 2025 para fazer investimento avalizado pelo Tesouro. Isso joga a taxa de juros para muito abaixo da corrente no mercado", explica o governador Eduardo Riedel, detalhando que a taxa juros é de 1,6% ao ano, com carência de um ano para pagamento, e prazo com vencimento de 17 anos.

Riedel destaca que o governo quer aproveitar a oportunidade do espaço fiscal avaliado pelo Tesouro para poder fazer investimentos necessários aos municípios. A captação do recurso será destinada a investimentos que já constam nos programas MS Ativo 1 e 2, que soma até aqui mais de R$ 1,1 bilhão em obras já realizadas e em execução em todo o Mato Grosso do Sul.

A confirmação da iniciativa foi dada pelo governador Eduardo Riedel em reunião com o presidente da Alems, Gerson Claro, e demais deputados estaduais, na manhã desta quarta-feira (5). O secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de MS), Thales Tomazelli, também participaram do encontro.

Diálogo constante

Mantendo a premissa de diálogo constante entre poderes, o Governo de Mato Grosso do Sul segue em busca da convergência nas ações - ou seja, que o trabalho do Executivo tenha um propósito em comum com os executivos municipais e Poder Legislativo estaduais.

"É muito importante que a gente tenha essa conversa sempre franca da Casa Legislativa com o Executivo, para a gente continuar trabalhando com convergência de interesse. A grande questão é que a gente tenha convergência de propósito, interesse pelo Mato Grosso do Sul", declara Riedel.

Além de apresentar o projeto, o governador também fez um agradecimento à Alems. "Estamos chegando ao final do terceiro ano de mandato com o Estado que tem construído soluções importantes para a sociedade. E as soluções são feitas em parceria com a Assembleia Legislativa, que autoriza, aprova e viabiliza o arcabouço legal para a gente poder dar sequência naquilo que temos como visão de Estado: prosperidade, emprego e renda. Geramos condição para que hajam oportunidades para a sua população".

Balanço do ano

Presidente da Alems, o deputado estadual Gerson Claro ficou satisfeito com o encontro, que também serviu para tratar do balanços das ações do ano. "A gente tratou dos temas que tinha que tratar, e o governador também veio agradecer o trabalho e falar do encerramento do ano", disse Claro.

Outro tema debatido foi a continuidade do trabalho de reprogramação e controle de gastos. "As restrições fiscais são normais em qualquer ciclo. O nosso papel é defender o equilíbrio fiscal, garantir que o Estado mantenha a sua austeridade, sua capacidade de investimento", destaca Riedel.

"O investimento é o que dá mais competitividade e atrai mais empresas e negócios para as cidades do nosso Estado. Então, a gente corta mesmo aquilo que não é absolutamente necessário para preservar o equilíbrio fiscal", concluiu o governador. *Com informações da Agência de Notícias do Governo do MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá
Política
Encontro propõe agenda binacional para enfrentamento da violência contra mulheres

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)