Projeto de Lei que dispõe sobre a prática de mendicância por crianças e adolescentes, bem como sua utilização, ainda que de forma consentida, para angariar recursos, foi apresentado esta semana na Câmara Municipal pelo vereador Chicão Vianna, como forma de assegurar a proteção integral desse público em Corumbá.
A proposta proíbe inclusive a utilização de crianças e adolescentes em atividades informais como limpeza de para-brisas, vigilância de veículos, entre outros, e está em consonância com os princípios estabelecidos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente quanto ao direito à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, à profissionalização e à proteção contra toda forma de negligência, exploração, violência e opressão.
O projeto apresentado proíbe pedido direto de esmolas ou doações em vias públicas, praças, semáforos ou similares; prestação de pequenos serviços informais, como limpeza de para-brisas de veículos, vigilância de carros, carregamento de compras, ou outras atividades análogas, e quaisquer atividades que exponham crianças e adolescentes à situação de risco, vulnerabilidade ou exploração econômica.
Nesses casos, os responsáveis legais, bem como quaisquer terceiros que se utilizarem de crianças ou adolescentes nestas condições, estarão sujeitos às sanções administrativas previstas na lei, sem prejuízo da responsabilização civil e penal conforme a legislação federal, em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).
Prevê ainda que caberá aos órgãos de fiscalização municipal, em conjunto com o Conselho Tutelar, a realização de campanhas educativas, ações de orientação e fiscalização para o cumprimento da Lei, não se aplicando campanhas e eventos solidários previamente autorizados pelo Poder Público, com a participação assistida de crianças e adolescentes, conforme regulamentação específica e em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai

Estudo mostra que brasileiro está falando menos de política no WhatsApp

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS



Fiscalização ficará à cargo dos órgãos de fiscalização municipal, em conjunto com o Conselho Tutelar. (Foto: Divulgação/Câmara de Corumbá)


