Um dia depois do anúncio do Consórcio Concip Corumbá, assinado pela prefeitura para resolver os problemas de iluminação pública na cidade, o Capital do Pantanal obteve imagens da primeira área pública à receber os serviços da PPP (Parceria Público Privada), que nos próximos 15 anos promete modernizar, ampliar e manter a iluminação em toda Corumbá. O local escolhido como ponto de partida foi a Praça Generoso Ponce, que fica localizada na Avenida General Rondon, área central muito movimentada.
A praça, que em 16 de julho foi tema da Coluna Entrelinhas, assinada pela advogada Anne Andrade, em revindicação pela total escuridão no local, agora está totalmente iluminada, podendo ser habitada a qualquer hora do dia ou da noite com maior sensação de segurança e tranquilidade. A diferença do antes e depois dos serviços executados é abismal. No registro feito em 16 de julho para ilustrar a coluna, o espaço de lazer e convívio estava um verdadeiro breu, sem condições de ser utilizada à noite pela população. A Generoso Ponce havia se tornado um ambiente hostil e vulnerável, propício para criminosos e usuários de entorpecentes. Com a nova iluminação em LED, a Generoso Ponce pode novamente assumir seu posto de ponto turístico e área de lazer para as famílias e crianças.
Durante a cerimônia de ontem, a secretária municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, já havia informado que equipes estavam em campo e que a prioridade seriam as áreas com maior fluxo e, em seguida, os demais bairros, incluindo os periféricos.
Imagem do antes e depois dos serviços executados na praça Generoso Ponce mostra uma diferença abismal. Foto: Capital do PantanalA PPP de iluminação pública em Corumbá é pioneira no estado e, nasce com a missão de dar luz para toda área que esteja na escuridão no município. O consórcio tem orçamento de R$ 90 milhões e prevê a aplicação de R$ 12 milhões já nos dois primeiros anos, com a substituição de cerca de 16 mil pontos de luz por luminárias de LED, instalação de um sistema de telegestão e a criação de um centro de controle operacional. O contrato foi elaborado com apoio técnico da Caixa Econômica Federal e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal. A base legal do projeto é a Lei Municipal nº 2.866, de 2022.
Para que a PPP saísse do papel e se tornasse realidade, o prefeito Dr. Gabriel de Oliveira, declarou durante o evento que o projeto enfrentou entraves administrativos herdados da gestão anterior e atrasos provocados pela transição de governo, mas que a partir de agora, com os serviços já iniciados, a expectativa é a melhor possível.
Para Dr. Gabriel, é o "inicio de uma nova fase na infraestrutura urbana da cidade, voltada à eficiência energética, à segurança pública e à modernização tecnológica, com previsão de redução de gastos a médio prazo, valorização dos espaços públicos e melhoria na mobilidade noturna", destaca.
Outro ponto evidenciado pelo prefeito foi a importância do monitoramento da nova estrutura que está sendo implantada. Ele afirma que a fiscalização ao serviço realizado pela empresa contratada será permanente e que o município conta com o apoio do Legislativo e da própria população nesse quesito.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



Com nova iluminação, famílias podem voltar a habitar a Praça Generoso Ponce a qualquer hora do dia ou da noite. (Foto: Capital do Pantanal)


