Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

Praça Generoso Ponce recebe nova iluminação um dia depois da assinatura de consórcio

22 julho 2025 - 08h30Gesiane S. Lourenço

Um dia depois do anúncio do Consórcio Concip Corumbá, assinado pela prefeitura para resolver os problemas de iluminação pública na cidade, o Capital do Pantanal obteve imagens da primeira área pública à receber os serviços da PPP (Parceria Público Privada), que nos próximos 15 anos promete modernizar, ampliar e manter a iluminação em toda Corumbá. O local escolhido como ponto de partida foi a Praça Generoso Ponce, que fica localizada na Avenida General Rondon, área central muito movimentada.

A praça, que em 16 de julho foi tema da Coluna Entrelinhas, assinada pela advogada Anne Andrade, em revindicação pela total escuridão no local, agora está totalmente iluminada, podendo ser habitada a qualquer hora do dia ou da noite com maior sensação de segurança e tranquilidade. A diferença do antes e depois dos serviços executados é abismal. No registro feito em 16 de julho para ilustrar a coluna, o espaço de lazer e convívio estava  um verdadeiro breu, sem condições de ser utilizada à noite pela população. A Generoso Ponce havia se tornado um ambiente hostil e vulnerável, propício para criminosos e usuários de entorpecentes. Com a nova iluminação em LED, a Generoso Ponce pode novamente assumir seu posto de ponto turístico e área de lazer para as famílias e crianças. 

Durante a cerimônia de ontem, a secretária municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, já havia informado que equipes estavam em campo e que a prioridade seriam as áreas com maior fluxo e, em seguida, os demais bairros, incluindo os periféricos. 

Imagem do antes e depois dos serviços executados na praça Generoso Ponce mostra uma diferença abismal. Foto: Capital do Pantanal

A PPP de iluminação pública em Corumbá é pioneira no estado e, nasce com a missão de dar luz para toda área que esteja na escuridão no município. O consórcio tem orçamento de R$ 90 milhões e prevê a aplicação de R$ 12 milhões já nos dois primeiros anos, com a substituição de cerca de 16 mil pontos de luz por luminárias de LED, instalação de um sistema de telegestão e a criação de um centro de controle operacional. O contrato foi elaborado com apoio técnico da Caixa Econômica Federal e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal. A base legal do projeto é a Lei Municipal nº 2.866, de 2022.

Para que a PPP saísse do papel e se tornasse realidade, o prefeito Dr. Gabriel de Oliveira, declarou durante o evento que o projeto enfrentou entraves administrativos herdados da gestão anterior e atrasos provocados pela transição de governo, mas que a partir de agora, com os serviços já iniciados, a expectativa é a melhor possível.

Para Dr. Gabriel, é o "inicio de uma nova fase na infraestrutura urbana da cidade, voltada à eficiência energética, à segurança pública e à modernização tecnológica, com previsão de redução de gastos a médio prazo, valorização dos espaços públicos e melhoria na mobilidade noturna", destaca.

Outro ponto evidenciado pelo prefeito foi a importância do monitoramento da nova estrutura que está sendo implantada. Ele afirma que a fiscalização ao serviço realizado pela empresa contratada será permanente e que o município conta com o apoio do Legislativo e da própria população nesse quesito.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá
Política
Encontro propõe agenda binacional para enfrentamento da violência contra mulheres

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal