A 6ª Conferência Municipal das Cidades foi realizada em Ladário nos dias 5 e 6 de maio e reuniu moradores, representantes da sociedade civil e profissionais do setor urbano para discutir os principais desafios enfrentados pelo município. Com o tema central “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento teve como foco o levantamento de propostas que contribuam para tornar o ambiente urbano mais acessível, organizado e alinhado às necessidades da população.
Ao longo dos debates, foram abordadas questões como moradia digna, mobilidade, uso e ocupação do solo, acesso a serviços públicos e qualidade de vida. As discussões evidenciaram que planejar o futuro da cidade passa, necessariamente, por ouvir os moradores e compreender os obstáculos enfrentados por quem vive em contextos de desigualdade e carência de infraestrutura.
A conferência foi estruturada em três eixos principais. O primeiro tratou da articulação entre os setores urbanos e o planejamento das políticas públicas, com ênfase na integração entre diferentes áreas da administração municipal. O segundo abordou a gestão estratégica e financeira das cidades, ressaltando a importância da boa aplicação dos recursos públicos. O terceiro discutiu temas transversais, como meio ambiente, mobilidade, inclusão social, acessibilidade e segurança, reforçando que o desenvolvimento urbano deve ser pensado de forma integrada e abrangente.
Tema da conferência destacou caminhos para cidades inclusivas, sustentáveis e com justiça social. Foto: Assessoria da PML.Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, foram definidos os objetivos da conferência, entre eles: promover a interlocução entre diversos setores da sociedade, mobilizar a população para estabelecer metas e planos de ação, assegurar a gestão democrática das políticas urbanas e eleger os delegados que representarão Ladário na etapa estadual. O encontro reforçou o compromisso do município com o avanço de políticas públicas voltadas à construção de uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável.
Com o encerramento da etapa municipal, os encaminhamentos seguem agora para as fases estaduais e, posteriormente, para a conferência nacional, onde poderão contribuir para o aprimoramento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e influenciar diretamente na transformação das cidades brasileiras.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



Participantes da 6ª Conferência das Cidades debateram desafios e propostas para o desenvolvimento urbano de Ladário. (Foto: Assessoria da PML)

