O vereador Jovan Temeljkovitch está cobrando novamente a empresa Energisa no sentido de que tome as providências necessárias para colocar um ponto final nas constantes quedas e interrupções no fornecimento de energia elétrica na região do Abobral, especificamente nas localidades do Buraco das Piranhas, Passo do Lontra e Porto da Manga, no Pantanal corumbaense.
A cobrança foi por meio de requerimento em regime especial dirigido à concessionária, reiterando o Ofício nº 2235/2025, que encaminhou o requerimento nº 456/2025, solicitando providências para eliminar o problema naquela região.
Conforme ele, isso se fez necessário diante da resposta enviada à Casa de Leis pela empresa, com o vereador não descartando outras alternativas para o restabelecimento dos serviços na região, alegando que “respostas genéricas, evasivas, imprecisas ou o não atendimento integral do pleito, poderão ensejar o encaminhamento de pedido de providências ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, além da possível judicialização de Ação Popular, visando resguardar o interesse coletivo e assegurar a adequada prestação do serviço público essencial de energia elétrica”.
Informações
No documento apresentado ontem, durante sessão ordinária, Jovan cobrou informações da empresa como o mapeamento detalhado e relatório técnico atualizado, contendo as causas das constantes quedas e oscilações de energia nas regiões do Abobral e Passo do Lontra; cronograma de manutenção corretiva imediata, indicando datas, prazos de execução e equipes responsáveis pelas intervenções necessárias.
Solicitou ainda cronograma de manutenções preventivas programadas para os próximos 12 meses, especificamente voltadas à rede que atende aquelas localidades; esclarecimento técnico, de forma clara, objetiva e fundamentada, acerca das medidas efetivamente adotadas para aprimorar o tempo de resposta às solicitações de manutenção e restabelecimento do serviço nessas regiões.
Disse que a solicitação é absolutamente necessária, considerando que a região compreendida pelo trecho que se inicia no Buraco das Piranhas, passa pelo Passo do Lontra e se estende até o Porto da Manga, constitui todo o perímetro rural do Abobral, onde se verifica crítica e reiterada instabilidade no fornecimento de energia elétrica.
“As quedas abruptas, oscilações prolongadas e interrupções recorrentes prejudicam diretamente trabalhadores, empreendedores locais, pescadores, moradores e toda a cadeia turística e produtiva do Pantanal, acarretando prejuízos materiais, insegurança e violação de direitos básicos assegurados ao consumidor e ao cidadão”, afirmou.
“Diante disso, se torna imprescindível que a Energisa apresente mapeamento preciso das quedas de energia registradas no trecho descrito, bem como informações sobre a limpeza e manutenção da rede, especialmente no que se refere à retirada de galhos e árvores que estão emaranhados à fiação, ocasionando risco iminente de curto-circuito, acidentes e novos desligamentos”, continuou.
Lembrou que a Câmara já encaminhou expediente tratando da mesma situação, “sem que tenha havido solução satisfatória, persistindo o descaso e a insuficiência das respostas apresentadas”, e que, por isso mesmo, não descarta encaminhar o pedido de providências ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, além da possível judicialização de ação popular.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



Vereador pressiona empresa por ações urgentes diante da instabilidade elétrica que afeta regiões do Pantanal. (Foto: Ascom)


