Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

Hanna pede informações sobre queimadas na área urbana e reforma de praça no Borrowiski 

19 agosto 2025 - 09h22Assessoria

O aumento no número de queimadas na região urbana de Corumbá levou a vereadora Hanna Ellen Santana a questionar a Prefeitura Municipal, em relação às ações de combate para buscar controlar a situação, e evitar danos ao meio ambiente e à saúde da população.

Ontem, segunda-feira, 18, durante sessão ordinária da Câmara, Hanna pediu ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, bem como à diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Cristina de Arruda Ferreira Fleming, informações detalhadas sobre o trabalho que o Município está realizando para controlar as queimadas no perímetro urbano.

“Nos meses de agosto e setembro, Corumbá enfrenta o auge do período de queimadas, agravado pelo tempo seco e pelas altas temperaturas. A situação se torna ainda mais crítica devido à presença de inúmeros terrenos baldios com acúmulo de vegetação seca e resíduos sólidos, muitos dos quais sem a devida manutenção pelos proprietários”, observou.

Lembrou que, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Corumbá tem se mantido nos últimos anos entre os municípios com maior número de focos de queimadas no Brasil, sendo referência negativa no bioma Pantanal.

“São números alarmantes que exigem ações preventivas contínuas. Por isso estamos buscando informações sobre ações de fiscalização nos terrenos baldios e aplicação de penalidades aos responsáveis; esclarecimentos sobre a existência de mutirões de limpeza preventiva nos bairros com maior índice de ocorrência de queimadas; divulgação das medidas educativas e campanhas de conscientização promovidas pela pasta”, destacou.

Hanna busca ainda informações sobre se o Município tem um plano de ação efetivo para minimizar os impactos das queimadas sobre a saúde da população, meio ambiente e infraestrutura urbana.

Canal de atendimento

À secretária de Saúde, Tatiana da Silva Mattos, Hanna solicitou realização de estudos técnicos para a criação de um canal de atendimento direto aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Corumbá, por meio de número de celular institucional ou aplicativo de mensagens (WhatsApp).

Citou que, atualmente, a maioria das unidades não possui linha telefônica fixa disponível para contato com os usuários, o que dificulta a comunicação entre as equipes e a população, e que, em muitos casos, os agentes comunitários de saúde utilizam seus próprios telefones particulares para informar e acompanhar pacientes, o que, além de sobrecarregá-los, compromete a organização e segurança das informações.

“A implantação de um canal oficial de comunicação por celular, preferencialmente via WhatsApp, permitirá que os usuários consultem informações sobre agendamentos, campanhas, horários de atendimento, faltas médicas, exames e outros serviços prestados, promovendo maior acesso, agilidade e humanização no atendimento”, afirmou destacando que a proposta contribui para a modernização da gestão da saúde, com melhor fluxo de informações e redução da sobrecarga nas unidades físicas.

Reforma em Praça Pública no Borrowiski 

Praça do bairro precisa de reforma urgente. Foto: Divulgação

Ainda durante a sessão ordinária desta segunda-feira, Hanna pediu ao prefeito e à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, a realização de estudos técnicos para reforma completa da praça localizada na Alameda Vulcano, no bairro Borrowiski.

Disse que o espaço se encontra em estado de deterioração e abandono, necessitando de manutenção estrutural, serviços de limpeza, revitalização dos equipamentos existentes e, principalmente, de instalação de iluminação pública adequada, garantindo segurança e conforto aos moradores que utilizam o local para lazer e convívio social.

“A falta de infraestrutura adequada compromete o uso da praça pela comunidade, além de representar riscos à segurança, principalmente no período noturno. A reestruturação do local contribuirá para o fortalecimento da convivência comunitária, incentivo à prática de atividades físicas e valorização do bairro”, reforçou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá
Política
Encontro propõe agenda binacional para enfrentamento da violência contra mulheres

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)