Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Política

Governo lança Plano de Metas Antirracistas e realiza abertura oficial do Novembro Negro em MS

03 novembro 2025 - 10h05Portal do Governo do MS

A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), lança nesta segunda-feira (3), o Plano Estadual de Metas Antirracistas, que integra o programa MS Sem Racismo, instituído pelo Decreto Estadual nº 16.602, de 3 de abril de 2025.

Publicado hoje no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução “N” SEC nº 15, de 31 de outubro de 2025, o plano marca oficialmente a abertura do Novembro Negro 2025, mês dedicado à celebração da consciência, da resistência e das conquistas da população negra e dos povos tradicionais de Mato Grosso do Sul.

O Plano Estadual de Metas Antirracistas estrutura as ações estratégicas que orientarão a gestão pública estadual e municipal, em consonância com o Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal nº 12.288/2010) e com a Agenda 2030 da ONU.

O documento está organizado em quatro pilares estratégicos:

  • Governança Antirracista e Institucionalidade – estruturação da coordenação estadual, pactuação com municípios e criação de bases normativas e instrumentos de gestão;
  • Educação, Formação e Rede de Atendimento Antirracista – formação continuada de servidores públicos e padronização de protocolos de atendimento para prevenção ao racismo institucional;
  • Equidade, Inclusão e Garantia de Direitos – fomento ao empreendedorismo negro, quilombola, cigano e de povos de terreiro, fortalecimento de conselhos e ampliação do acesso a direitos e oportunidades;
  • Monitoramento, Avaliação e Comunicação Estratégica – criação de um sistema contínuo de acompanhamento e transparência das ações, com integração de dados ao Observatório da Cidadania.

Além de orientar a atuação do Governo do Estado, o plano também servirá como modelo técnico para os municípios, que poderão desenvolver seus próprios Planos Municipais de Igualdade Racial, com apoio e acompanhamento da SEC.

Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforça o papel estruturante do plano, que define metas e diretrizes para tornar o enfrentamento ao racismo uma política transversal em todo o Mato Grosso do Sul.

“O Plano de Metas é um marco para o Estado. Ele organiza, dá diretrizes e orienta o trabalho de cada secretaria, transformando o compromisso com a igualdade racial em metas concretas e monitoráveis. Mais do que um documento técnico, ele é um instrumento de transformação e justiça social”, destaca.

Lançamento

O plano de metas será apresentado hoje (3), na abertura do Novembro Negro “Por Reparação e Bem Viver”, evento que reunirá lideranças de movimentos negros, povos tradicionais, gestores públicos e representantes da sociedade civil. A cerimônia começa às 17h, com acolhimento, seguido da apresentação cultural “Dança dos Orixás”, encenada por estudantes da Escola Estadual Maria Eliza.

Durante o encontro, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial apresentará as ações e resultados do período 2023–2025, reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento da política de promoção da igualdade racial.

Em seguida, será realizado o painel “MS Sem Racismo: Por Reparação e Bem Viver”, mediado subsecretário de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Deividson de Deus Silva.

“Abrimos o mês com chave de ouro. O Plano de Metas do MS Sem Racismo estabelece objetivos concretos, metas de curto e médio prazo e um modelo para que os municípios também possam aderir ao programa. Assim, fortalecemos a política de igualdade racial em todo o território sul-mato-grossense”, afirma Deividson.

A cerimônia desta segunda-feira encerra com homenagens a pessoas negras que atuam em prol de uma sociedade antirracista em Mato Grosso do Sul, e com o Espetáculo de Gala “Noite/2025”, apresentado pela Companhia Luna Negra de Dança e Cultura Cigana.

A programação do Novembro Negro seguirá ao longo do mês, com rodas de conversa, cursos de letramento racial, ações culturais e religiosas, o Empretec Quilombola em Nioaque — primeira edição voltada às comunidades quilombolas no Estado.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Política
Lei proposta por Façanha cria Dia Municipal dos Salesianos em Corumbá
Serviço
Câmara volta a cobrar esclarecimentos sobre quedas de energia na área urbana
Política
22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
Política
Com 78% de aprovação, Riedel é o 5º governador mais bem avaliado no país
Internacional
Prefeito recebe novo comandante do 6º Distrito Naval e reforça parceria com a Marinha
Política
Alexandre solicita manutenção de micro-ônibus para pacientes de hemodiálise
Política
Jovan pede fiscalização para eliminar 'lixões' a céu aberto em Corumbá
Política
Projeto de Lei de Hesley cria Prêmio Professor por Excelência em Corumbá

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS