Os frequentes registros de onças-pintadas em bairros urbanos de Corumbá têm gerado apreensão entre moradores, especialmente nas proximidades de áreas verdes e da fronteira com a Bolívia. No último dia 23 de maio, uma onça foi flagrada por câmeras de segurança no bairro Cervejaria, onde chegou a ser confrontada por um cão amarrado no quintal, mas sem reação agressiva do felino, que seguiu seu caminho.
Diante desse cenário, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Bira, encaminhou ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira um pedido para que, em conjunto com autoridades estaduais e federais, seja criada uma força-tarefa especializada para capturar as onças e devolvê-las à natureza, afastando-as das áreas urbanas e das comunidades pantaneiras.
O parlamentar sugeriu que o grupo seja formado por agentes da Polícia Militar Ambiental, Ibama, Corpo de Bombeiros, Embrapa Pantanal e médicos veterinários, além da implantação de um canal direto, via WhatsApp, para que a população possa informar avistamentos em tempo real.
Entre as técnicas propostas para localização e captura segura estão o uso de drones, helicópteros, guias locais e métodos como dardos tranquilizantes e armadilhas do tipo caixa. Após a captura, os animais poderiam receber coleiras de monitoramento para acompanhamento e garantia de sua reintegração ao habitat natural.
“A ação coordenada de uma força-tarefa é fundamental para garantir a segurança da população e a proteção do animal, evitando conflitos e reduzindo o risco de ataques a pessoas ou animais domésticos”, destacou Bira.
*Com informações da Câmara de Municipal de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



Vereador pede ação integrada para recolher felinos e proteger população diante de aparições recentes na cidade. (Foto: Ascom)


