Menu
segunda, 08 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

Curso de Corte e Costura dá oportunidade de renda para mulheres de Ladário

30 julho 2025 - 12h21Gesiane S. Lourenço

Uma parceria estabelecida entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sindicato Rural de Corumbá e a Prefeitura de Ladário está oportunizando capacitação gratuita a oito mulheres no curso de Corte e Costura, com aulas ministradas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município. 

 

Com material disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Ladário e pelo Sindicato Rural de Corumbá, as aulas são ministradas por uma equipe de quatro instrutores vinculados ao Senar, entre eles o professor Rafael Mingirian de Carvalho que detalhe como ocorre a metodologia do curso. 

“Começamos familiarizando as alunas com a máquina de costura e seus componentes, passando pelo domínio da passagem de linha e exercícios de velocidade e precisão. Elas começaram no aprendizado da costura reta, confeccionado uma sacola ecológica. Agora, as alunas estão aprendendo modelagem, tirando medidas, desenhando moldes, cortando e montando peças de vestuário”, explicou o instrutor.

O curso oferece certificação mediante avaliação contínua de desempenho. A proposta é que, ao final, cada aluna conclua de duas a três peças prontas, como roupas e acessórios. Em turmas com maior rendimento, esse número pode ser ainda maior.

Além do conhecimento técnico, o curso também proporciona oportunidade de geração de renda. Segundo Rafael, atividades como ajustes, trocas de zíper e reformas simples podem render até R$ 60 por dia, com poucas horas de trabalho.

“É um curso com grande potencial de retorno. Com o que aprendem aqui, as alunas já podem iniciar uma atividade autônoma e complementar a renda familiar”, ressaltou.

Bolsa confeccionada por aluna do curso foi elogiada pela secretária de Assistência Social, Roberta Ramunieh. Foto: Assessoria/PML

Investimento do agronegócio no social

O projeto é custeado com recursos da FamaSul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em parceria com o Senar. Os financiamentos são oriundos de produtores rurais que, por meio do agronegócio sul-mato-grossense, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades locais.

“É o setor produtivo investindo diretamente na qualificação de pessoas e na transformação da realidade de muitas famílias”, destacou o professor. 

A secretária municipal de Assistência Social, Roberta Ramunieh, acompanhou de perto o andamento do curso e destacou a importância da ação para a comunidade. "É muito gratificante ver nossas mulheres aprendendo algo novo e descobrindo uma nova forma de gerar renda. Esse é o papel da assistência: abrir caminhos e apoiar quem mais precisa." *Com informações da Assessoria PML

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Corumbá recebe premiação por ações educativas no trânsito
Transparência Pública
Corumbá conquista Selo Ouro e registra maior avanço em transparência pública
Serviço
Ex-donos de veículos leiloados pelo Detran podem solicitar valor restante após a quitação de débito
Política
Governo de MS reforça pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra as mulheres
Política
Governo amplia vagas dos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera
Serviço Público
Decreto define períodos de recesso de fim de ano e pontos facultativos na Prefeitura
Política
Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Política
Lei proposta por Façanha cria Dia Municipal dos Salesianos em Corumbá
Serviço
Câmara volta a cobrar esclarecimentos sobre quedas de energia na área urbana
Política
22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá

Mais Lidas

Tempo
Segunda-feira chuvosa e abafada em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 23°C e máxima de 32°C
saúde
Sábado (13) é dia de doação de sangue em Corumbá
economia
Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026
Educação
Vestibular da UFMS registra mais de 2,8 mil ausentes em prova para 127 cursos