Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Aparecimento de onças na área urbana preocupa moradores de Corumbá

28 maio 2025 - 09h48Gesiane S. Lourenço

Os últimos episódios de aparecimento de onças-pintadas na área urbana de Corumbá tem preocupado moradores de bairros localizados nas proximidades de matas e na região da fronteira com a Bolívia. No último dia 23 de maio, uma onça foi registrada por câmera de segurança em casa do bairro Cervejaria. 

No episódio, um cão amarrado no quintal chegou a enfrentar o animal, que felizmente não revidou a afronta e foi embora pela rua asfaltada. O surgimento de onças na área urbana ganhou ainda mais destaque após a morte do caseiro Jorge Ávalo, de 62 anos, ocorrida neste nês em região próxima ao pesqueiro Touro Morto, no Pantanal do município de Aquidauana. Na ocasião, a vítima realizava a ceva do animal, o que proibido por lei e extremamente perigoso. 

Nas redes sociais e grupos de WhatsApp, o assunto ganha relevância com comentários de pessoas amedrontadas com a possibilidade de encontrar uma onça em meio as ruas da cidade. Rafaela Santos, moradora do bairro Generoso, ficou surpresa ao saber dos episódios e disse não saber que elas chegavam tão perto da cidade. "Eu moro em Corumbá faz pouco tempo, não sabia que as onças chegariam tão próximo das casas", disse. Há comentários de que além do bairro Cervejaria, o Generoso também tenha recebido a visita de onças recentemente. 

Neste mês de maio, a equipe da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal realizou ação educativa com moradores da Cacimba da Saúde. Servidores visitaram as casas da região propícia ao surgimento de animais silvestres, orientando os residentes sobre como agir em casos envolvendo onças.

De acordo com a Fundação, ao avistar uma onça, o morador deve acionar imediatamente os órgãos competentes. E seguir algumas medidas de segurança como: 

  • Não se aproxime;
  • Evite ficar sozinho fora de casa ao anoitecer;
  • Armazene o lixo corretamente. Restos de comida ou animais mortos atraem as onças;
  • Cães, gatos e galinhas são presas fáceis; mantenha-os em locais seguros à noite;
  • Se encontrar uma onça: Afaste-se devagar, sem correr;
  • Use barulho e luz: Gritos, buzinas e luzes externas ajudam a afastar o animal

Pedido por ações de segurança

O surgimento de onças na área urbana de Corumbá foi debatido na sessão desta terça-feira, 27, na Câmara de Corumbá. O vereador Jovan Temeljkovitch solicitou a realização de ações para garantir a segurança da população. Ele enviou um requerimento para o prefeito Gabriel de Oliveira com cópias às pastas de Infraestrutura e Serviços Públicos, e de Meio Ambiente.

Preocupação de Jovan é com o aumento dos casos na região pantaneira.Jovan pede a instalação de placas de sinalização nos locais com risco de surgimento de onças. Foto: Arquivo

“A presença desses animais em ambiente urbano representa risco iminente de ataques, acidentes e conflitos com seres humanos, além de gerar medo e insegurança entre a população local. O avanço desses animais em direção à zona urbana pode estar relacionado à degradação ambiental, à ocupação irregular de áreas naturais e à falta de alimentos em seu habitat. Contudo, independentemente das causas, ações preventivas e emergenciais são necessárias para evitar tragédias, proteger a fauna silvestre e promover a convivência segura entre população e meio ambiente”, reforçou.

No documento, Jovan reivindica a realização de serviços de limpeza e manutenção emergencial da área do Mirante da Capivara, no Bairro Cervejaria, que, nesse início da semana, recebeu a ‘visita’ de um felino. Pediu ainda a manutenção da iluminação pública, retirada de entulhos, vegetação excessiva e outros elementos que possam facilitar o abrigo ou trânsito desses animais no local, contribuindo assim para a segurança da população e para a prevenção de situações extremas.

À Fundação de Meio Ambiente o vereador pediu a realização de uma campanha informativa e educativa, voltada à população local, sobre a presença de onças e outros felinos silvestres na região; a instalação de placas informativas e de advertência em pontos estratégicos, alertando sobre os riscos e orientando comportamentos seguros.

Solicitou também a promoção de ações de educação ambiental, incluindo palestras, distribuição de informativos e outras atividades educativas que esclareçam sobre o comportamento desses animais e formas corretas de prevenção de acidentes. *Com informações da Assessoria do vereador

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá
Política
Encontro propõe agenda binacional para enfrentamento da violência contra mulheres

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal