Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

Alexandre cobra gratuidade no transporte coletivo para portador de doença renal crônica

04 novembro 2025 - 11h05Assessoria

O vereador Alexandre Vasconcellos está cobrando o cumprimento da Lei Estadual 6.485, de 15 de outubro de 2025, para assegurar a gratuidade no transporte público municipal aos portadores de doença renal crônica.

A cobrança foi feita por meio de um requerimento em que solicita à diretora da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, para tratativas necessárias nesse sentindo junto à Empresa Viação Cidade de Corumbá (VCC), a exemplo do que já ocorre com pessoas com deficiência.

Lembrou que a Lei 6.485 dispõe sobre o reconhecimento de pessoas com doença renal crônica como pessoas com deficiência no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e que o seu requerimento visa garantir a efetivação de um direito fundamental de acessibilidade e inclusão social às pessoas portadoras de doença renal crônica.

Observou que a Lei estabelece que os pacientes que dependem de tratamento contínuo, muitas vezes realizado em dias alternados da semana, enfrentam condições de saúde e limitações físicas que justificam a adoção de políticas de proteção e amparo social.

“A rotina de tratamento, geralmente composta por deslocamentos frequentes até unidades de saúde especializadas, gera custos financeiros significativos, especialmente para famílias de baixa renda. A concessão da gratuidade no transporte público municipal não apenas reduz o impacto econômico desses deslocamentos, como também assegura a continuidade do tratamento, contribuindo para a qualidade de vida, o bem-estar e a dignidade humana dos pacientes”, justificou.

Prosseguiu afirmando que “a medida promove isonomia, uma vez que, a partir do reconhecimento legal, esses pacientes passam a ter direito à mesma proteção já assegurada às demais pessoas com deficiência no Município. Assim, adequar o sistema de transporte local à legislação estadual é ato de justiça social, sensibilidade administrativa e responsabilidade pública”, completou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá
Política
Encontro propõe agenda binacional para enfrentamento da violência contra mulheres

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal