A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (7), a Operação Blacklist, voltada a desmantelar uma quadrilha envolvida no tráfico internacional de drogas e armas, além de corrupção e roubos. O grupo agia na fronteira com o Paraguai e tinha ramificações em vários estados brasileiros.
De acordo com as investigações, os criminosos compravam drogas e armamentos no Paraguai, traziam o material ilegalmente pelo Mato Grosso do Sul e distribuíam em São Paulo. Parte da droga era levada para a Europa, o que aponta a atuação do grupo em um esquema transnacional.
A ação é um desdobramento da Operação Licantropia, realizada em 2023, que revelou o uso de jovens brasileiras como "mulas" no transporte de cocaína para o exterior. Agora, o alvo são os chefes da organização que operavam diretamente na região de fronteira.
Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, em cidades como São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Ponta Porã (MS). As ordens foram expedidas pelas Justiças Federal e Estadual de Ponta Porã.
Durante o cumprimento das diligências, a PF apreendeu munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados e outras quatro em Ponta Porã. Três veículos também foram recolhidos. Em uma das casas investigadas, foi encontrada uma impressora 3D, que seria usada para fabricar peças e acessórios de armas.
A operação mira a estrutura financeira e logística do grupo, que já estava no radar da Polícia Federal por ligações com o narcotráfico internacional.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carro furtado em SP é interceptado na BR-262 e duas mulheres acabam presas

PRF apreende mais de 155 kg de cocaína após perseguição na BR-060

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS



Durante o cumprimento das diligências, a PF apreendeu munições em São Paulo, uma arma de fogo em Dourados e outras quatro em Ponta Porã. (Foto: Polícia Federal )


