O presídio de Corumbá recebeu, ontem (10), a visita de autoridades da Bolívia que atuam na área de segurança pública. A ação buscou fortalecer a cooperação entre os dois países, principalmente no combate ao crime na região de fronteira e na troca de experiências sobre a gestão das unidades prisionais.
Liderada pelo coronel Cristian García Peñaranda, da Polícia Boliviana, a comitiva percorreu as instalações da unidade. O coronel destacou que a atuação dos policiais penais e a organização da unidade demonstram um sistema eficaz, que garante a segurança e respeita os direitos das pessoas privadas de liberdade.
Durante a visita, os representantes bolivianos acompanharam o funcionamento do presídio, que inclui a divisão dos presos conforme o tipo de crime e o estágio do processo. Também foram apresentados os serviços de saúde e apoio psicológico oferecidos aos internos. A equipe da unidade conta com médicos, enfermeiros, dentista, psicóloga e assistente social. Além disso, são promovidas atividades como oficinas, cursos e produção de artesanato, que ajudam os detentos a reduzir suas penas, conforme previsto pela Lei de Execução Penal.
O diretor do presídio, Ricardo Solis Baracat, destacou a importância da visita para a integração entre os dois países. “A integração com as forças bolivianas é essencial para o enfrentamento do crime na faixa de fronteira. Além disso, é uma oportunidade de mostrar como o respeito à legalidade e a busca pela ressocialização orientam nosso trabalho diário”, afirmou.
A comitiva boliviana também foi formada pelo major Rolando Rodríguez, pelo capitão Carlos de La Quintana, e pelos capitães Luis Armando Poma e Enrique Segovia, todos atuantes no município de Puerto Suárez, cidade boliviana vizinha a Corumbá.
A iniciativa reforça os laços entre Brasil e Bolívia e contribui para melhorar a segurança na região de fronteira por meio da cooperação entre os sistemas de segurança e administração prisional.*Com informaçoes da Agepen.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carro furtado em SP é interceptado na BR-262 e duas mulheres acabam presas

PRF apreende mais de 155 kg de cocaína após perseguição na BR-060

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS



Autoridades bolivianas visitam o presídio de Corumbá para conhecer práticas de gestão e reforçar a cooperação no combate ao crime na fronteira. (Foto: Agepen)


