No âmbito da operação "Blindspot", coordenada pelo Gaeco/MPMS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado/Ministério Público de Mato Grosso do Sul), 20 munições calibre 380 intactas foram apreendidas durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em casa de indivíduo acusado de integrar a investigada organização criminosa do tráfico de drogas. A operação foi desencadeada nesta quarta-feira, 09 de julho, em 11 cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, entre elas Corumbá e Ladário.
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar de Corumbá, que presta apoio no cumprimento dos mandados na região, as munições ilícitas foram localizadas dentro de um guarda-roupas na casa do acusado, morador do bairro Previsul. Uma pessoa foi conduzida para prestar depoimento e outros dois indivíduos foram capturados em cumprimento a mandados de prisão em aberto.
De acordo com investigações do Gaeco, a organização criminosa alvo da operação é altamente estruturada, com uma extensa rede de distribuição de drogas e vários integrantes, incluindo um policial penal cooptado. A organização atua principalmente no tráfico de cocaína e pasta-base e utiliza estratégias de ocultação, como
Munições estava escondidas dentro de guarda-roupas. Foto: Divulgação/PMO transporte dos entorpecentes é feito, majoritariamente, por meio de caminhões utilizados no transporte rodoviário de cargas, sendo que a logística criminosa se apoia no aliciamento dos motoristas atuantes no setor, que recebem valores para realizar o transporte clandestino das drogas escondidas entre cargas lícitas.Para burlar a fiscalização, a organização criminosa utiliza diversas estratégias de ocultação, como dentro de estepes ou até mesmo no interior de cilindros de oxigênio adulterados, como ocorreu na apreensão que revelou o esquema de tráfico.
A investigação foi iniciada em setembro de 2024 após a apreensão de uma grande quantidade de drogas, transportadas em cilindros de oxigênio, que pertenciam a essa organização criminosa. Na ocasião foi encontrada uma carga de 146,860 kg de cocaína; 267,990 kg de pasta-base de cocaína; 7,550 kg de haxixe marroquino e 2,250 kg de skunk, totalizando 424,310 kg de entorpecentes pertencentes a organização criminosa alvo da operação de hoje.
O nome da operação, “Blindspot”, faz referência à forma como a organização criminosa transporta os entorpecentes de maneira estratégica e camuflada – escondendo-os em mochilas, estepes, cilindros de oxigênio adulterados e até mesmo em caixas dissimuladas entre as cargas lícitas – explorando verdadeiros “pontos cegos” da fiscalização.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá

PF apreende 75 toneladas de insumo usado na produção de cocaína



Acusado de envolvimento na organização criminosa do tráfico de drogas é morador do bairro Previsul. (Foto: Divulgação/PM)


