Menu
segunda, 08 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Andorinha - WhatsApp
Polícia

Corumbá receberá novos policiais militares formados pelo Estado

01 agosto 2025 - 08h47Gesiane S. Lourenço

A quinta-feira, 31 de julho, na Capital do Estado, Campo Grande, foi marcada não apenas pela cerimônia de formatura dos 427 novos Policiais Militares, como também pelo anúncio de que parte dos agentes recém formatos serão destinados para a região de Corumbá e Ladário.

A informação foi divulgada em vídeo publicado na noite de ontem na rede social do prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel de Oliveira, que ao lado do deputado estadual, Paulo Duarte e do secretário estadual de segurança pública, Carlos Videira, confirmou, sem dar detalhes de quantitativo, que o município irá receber não somente novos policiais militares, como também novas viaturas para reforçar a segurança pública em toda a região. 

Informação foi divulgada pelo próprio prefeito no gabinete do secretário Carlos Videira. Foto: Reprodução

"A chegada de novos policiais militares e a inclusão de novas viaturas que vão reforçar nossas forças de segurança é representa a garantia de tranquilidade e desenvolvimento para Corumbá, Ladário e toda a região pantaneira", disse Dr. Gabriel.

Dos 427 novos policiais militares concluintes do 38º Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, 291 são homens e 136 são mulheres. Eles irão atuar na capital e no interior do Estado para reforçar o policiamento ostensivo e contribuir diretamente com a manutenção da ordem pública em um território que ultrapassa os 358 mil quilômetros quadrados e compreende uma faixa de fronteira de 1.517 km — sendo 1.131 km com o Paraguai e 386 km com a Bolívia.

O curso foi conduzido pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CEFAP), com início em 7 de outubro de 2024 e término em 5 de agosto de 2025. Ao longo dos dez meses, os alunos foram submetidos a uma formação intensiva teórica e prática, com 1.554 horas-aula. A grade incluiu disciplinas como Criminologia Aplicada à Segurança Pública, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Penal e Administrativo, além de Educação Física Militar, Atendimento Pré-Hospitalar, Psicologia voltada à saúde mental e Policiamento de Choque. Estágios supervisionados complementaram o aprendizado, consolidando o preparo técnico e emocional dos novos policiais.

Presente na cerimônia de formatura, o governador Eduardo Riedel parabenizou os novos agentes pela conquista, agradeceu aos familiares pelo apoio e destacou a relevância da responsabilidade que cada um dos policiais formados irá assumir. 

 “Ninguém aplica capital em locais marcados pela desordem. Onde há ameaça, está a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, atuando com firmeza e compromisso. O uniforme azul-petróleo que vestem exige conduta, disciplina e consciência da missão que o Estado espera de vocês. Em cada formatura, confesso, me emociono. Porque o mais precioso que temos na nossa Polícia Militar são vocês, os profissionais. Viaturas, coletes balísticos e equipamentos são fundamentais, mas nada supera o valor humano de quem está preparado para servir.”

Segundo dados da Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), entre 2023 e 2025, Mato Grosso do Sul aplicou mais de R$ 91 milhões na modernização e estruturação da Polícia Militar. Os investimentos incluem aquisição de bens móveis, armamentos, viaturas e obras de infraestrutura. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, evidenciou o investimento do governo na segurança pública.

Dos 427 novos policiais militares formados, 136 são mulheres. Foto: Saul Schramm

“Somando a esse grupo os bombeiros militares, os temporários em processo seletivo, os policiais civis - com concursos autorizados para 300 investigadores e 100 escrivães - e os 70 novos socioeducadores, entregaremos mais de 1.800 novos servidores à segurança pública. E para que todos possam atuar com excelência, o governador já autorizou a aquisição de 460 novas viaturas. Isso é valorização. Isso é transformar o Mato Grosso do Sul em uma referência nacional.”

O comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes, falou da missão que os novos soldados assumem. “Agora vocês carregam o símbolo da Polícia Militar e, com ele, o compromisso de servir com responsabilidade e dedicação. Venceram, persistiram e hoje envergam essa farda com honra. Estão prontos para servir à sociedade sul-mato-grossense.”

Durante a cerimônia, os três primeiros colocados receberam suas divisas de honra: a soldado Luana Cristina Avelino, de Dourados (1º lugar), a soldado Alexsandra Carolina Guimarães de Oliveira, de Aquidauana (2º) e o soldado Douglas Soares Regini, de Ponta Porã (3º). Os demais formandos receberam suas insígnias das mãos de padrinhos e familiares, em um momento de grande emoção.

O destino dos novos policiais militares formados ainda não foi divulgado pela Sejusp.  *Com informações da Sejusp

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

polícia
PF apreende 75 toneladas de insumo usado na produção de cocaína
polícia
Operação Ágata Pantanal IV combate crimes e reforça segurança na fronteira
polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
polícia
Militares apreendem mais de sete quilos de cocaína em dois ônibus
Polícia
Operação Narke 5 somou mais de R$ 10 milhões de prejuízo ao narcotráfico em MS
polícia
Arma é apreendida em quintal durante operação do 6º BPM em Corumbá
polícia
PM detém homem e apreende munições após denúncia no Cristo Redentor
polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Polícia
Dois são presos por furto e receptação de bicicleta em Ladário
Polícia
Incineração destrói 325 quilos de drogas apreendidas neste ano em Ladário

Mais Lidas

saúde
Projeto Casa Rosa deve realizar 400 consultas até sexta-feira em Corumbá
Geral
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
saúde
MS tem a maior cobertura em telessaúde do centro-oeste
Economia
Boom industrial impulsiona capacitação e coloca MS entre os líderes em emprego