O avanço nos furtos de fios e cabos em Corumbá levou forças de segurança e representantes da Prefeitura a intensificarem as ações de combate ao crime. Entre os prejuízos causados estão falhas em serviços como iluminação pública, telefonia e internet.
Na tarde desta quarta-feira (6), uma reunião entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e secretarias municipais discutiu estratégias de enfrentamento. Entre as medidas estão o reforço na iluminação de áreas públicas, a instalação de câmeras de monitoramento e o aumento da vigilância em escolas, postos de saúde e praças.
Durante o encontro, o secretário municipal de Segurança Pública, Fernando Jorge Lucena, destacou a importância das denúncias feitas pela população. Como o número 153 da Guarda está em manutenção em algumas operadoras, o atendimento ocorre via WhatsApp (3907-5323). Também é possível denunciar pelos canais da Polícia Militar (190) e da Polícia Civil (telefone e WhatsApp 3234-7111).
Ainda nesta semana, uma operação conjunta da Polícia Civil, Guarda Municipal e equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura vistoriou estabelecimentos de compra e venda de sucata, locais apontados como destino comum para os materiais furtados.
Equipes de segurança percorrem áreas vulneráveis para prevenir furtos e aumentar a sensação de segurança. Foto: Polícia CivilEmbora nenhum item de origem ilícita tenha sido localizado, os comerciantes foram orientados a não adquirir fios, cabos ou metais sem comprovação da procedência, sob pena de responsabilização criminal e interdição do local.
As ações também incluíram rondas noturnas em pontos estratégicos da cidade, com foco na prevenção de novos furtos e identificação de suspeitos. Segundo o delegado, combater a receptação é fundamental para enfraquecer a cadeia de compra e venda desses materiais.
Rondas noturnas intensificam combate a furtos em Corumbá. Foto: Polícia CivilDe acordo com o delegado Guilherme Oliveira Pena, “o combate à receptação é uma etapa essencial no enfrentamento ao furto de fios, uma vez que desarticular a cadeia de compra e venda dificulta a prática criminosa”. Ainda segundo o delegado, no mês passado, a pena para o crime de furto dessa modalidade foi aumentada, ampliando as chances de que indivíduos flagrados nessa prática permaneçam presos, reforçando o caráter preventivo e punitivo das operações.
A Secretaria de Segurança Pública informou que prepara um plano de expansão do sistema de videomonitoramento, com câmeras fixas em áreas consideradas vulneráveis.*Com informações da Polícia Civil e da Prefeitura de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá

PF apreende 75 toneladas de insumo usado na produção de cocaína



Reunião define reforço na vigilância e operação fiscaliza sucateiros após aumento dos furtos. (Foto: Ayrton Benites-Leonardo Amaral/PMC)


