A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul lançou uma nova ferramenta que promete facilitar a vida de familiares de pessoas privadas de liberdade. Agora, a emissão do cartão de visitante, documento obrigatório para acesso às unidades prisionais do estado, pode ser feita de forma on-line, sem a necessidade de comparecimento presencial.
O cadastramento está disponível no Siapen (Sistema de Informações Penitenciárias), por meio do endereço www.siapen.ms.gov.br/visitante.
No site da Agepen (www.agepen.ms.gov.br), os interessados encontram um passo a passo detalhado de como emitir on-line, que pode ser acessado no botão em “Informações a Familiares e Visitantes” – Informações sobre visitações em presídios de Mato Grosso do Sul- “Como emitir o Cartão de Visitante”. Clique aqui e confira!
Para solicitar o documento, é necessário preencher corretamente todos os dados e anexar a documentação exigida conforme regulamento da Agepen. Após o envio, o sistema gera um protocolo, que pode ser acompanhado pelo próprio site ou pelo e-mail informado no cadastro.
Quando o cartão estiver pronto, o visitante deverá baixar e imprimir o documento, que terá fotografia, dados pessoais, leitor de barras e agora também um QRCode para validação no acesso às unidades, reforçando a segurança. O novo sistema substitui o antigo cartão em PVC.
O documento precisa obrigatoriamente ser impresso, já que não é permitido o uso de celular para apresentação durante a entrada nas unidades prisionais.
De acordo com a direção da Agepen, a medida representa um avanço tanto para os familiares quanto para a administração pública. Além de reduzir custos com a antiga emissão em PVC, o novo formato facilita o processo, especialmente para quem reside fora do estado e não precisa mais se deslocar apenas para obter o cartão.
“Essa modernização traz mais agilidade, economia e segurança, beneficiando diretamente os visitantes e o sistema penitenciário como um todo”, destaca o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.
Importante frisar que os visitantes que já possuem o cartão em PVC podem continuar com o documento, fazendo a substituição apenas no momento da renovação.
Caso deseje, o familiar pode ir até uma unidade de Patronato Penitenciário para receber as orientações de cadastro.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá

Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada

PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia

Passageiro abandona mochilas com quase 10 quilos de maconha em Corumbá

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios

Civil incinera mais de 500 quilos de drogas apreendidas em Corumbá

Família de líder do TCP é detida ao tentar chegar à fronteira em MS

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Corumbá

PF apreende 75 toneladas de insumo usado na produção de cocaína



O novo sistema substitui o antigo cartão em PVC. (Foto: Divulgação)


