Agentes da Polícia Federal em cumprimento à mandado de busca e apreensão em Campo Grande.
(Foto: Divulgação/PF)
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 7 de abril, a Operação Terra Forjada, com o objetivo de desarticular um esquema especializado em fraudes fundiárias e grilagem de terras em Mato Grosso do Sul. A ofensiva tem como alvo seis pessoas e duas empresas investigadas por manipular sistemas públicos para simular a posse de áreas rurais. Os mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Campo Grande, de Ribas do Rio Pardo e de Ponta Porã.
As apurações tiveram início na Base Quadrante, em Corumbá — unidade estratégica instalada durante a crise de incêndios no Pantanal em 2024. A partir dali, os agentes identificaram irregularidades graves no SIGEF (Sistema de Gestão Fundiária) e no SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural).
Entre os alvos na Capital, Campo Grande, está uma empresa de engenharia e meio ambiente que já havia sido investigada anteriormente por crimes semelhantes.
O Modus Operandi do Esquema
Segundo a Polícia Federal, o grupo utilizava diversas táticas para conferir aparência de legalidade às invasões:
Dados Falsos: Um responsável técnico inseria informações inverídicas nos sistemas oficiais de georreferenciamento.
Uso Indevido de Códigos: Utilização de códigos do SNCR vinculados a outros imóveis para tentar se apropriar de terras públicas.
Sobreposição de Áreas: Tentativas de registrar domínio sobre propriedades privadas já legalmente constituídas.
Fraude Ambiental: Inserção de dados inconsistentes sobre reservas legais para simular regularidade ambiental.
Tecnologia contra o Crime
O nome da operação, Terra Forjada, remete diretamente à metodologia utilizada pelos investigadores. Através de técnicas avançadas de georreferenciamento e análise minuciosa de imagens, a PF conseguiu comprovar com precisão as sobreposições de áreas e a falsidade dos registros submetidos aos órgãos federais.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Acusado por tentativa de homicídio é preso em Ladário
Força Tática localiza mulher desaparecida desde 2019 em Corumbá
Foragido é preso em Ladário após ameaçar família em conveniência
Caminhão com droga escondida é interceptado na BR-262
Polícia Militar prende suspeitos após assalto em Corumbá
Ação conjunta retêm 27 toneladas de insumo químico para cocaína na Fronteira
Operação Semana Santa 2026 tem foco nas ultrapassagens proibidas em MS
Operação desarticula esquema de tráfico internacional em Corumbá
Homem cai de 4 metros ao fugir de abordagem policial em Corumbá