Cão de faro identificou resquícios da droga na bagagem de oito passageiros em ônibus clandestino que seguia para São Paulo.
(Foto: Divulgação/RFB)
Nesta quarta-feira (29), agentes da Receita Federal e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul impediram a entrada de drogas e munições através do posto Esdras de fiscalização, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, por Corumbá. A ação faz parte da Operação RFB, conduzida pela Receita Federal do Brasil em parceria com diversas instituições.
De acordo com informações divulgadas, por volta das 14h30 de ontem, um ônibus de turismo clandestino, com destino a São Paulo, foi interceptado por agentes. Durante a revista das bagagens, o cão de faro indicou a presença de resquícios de entorpecentes, sendo identificados oito passageiros suspeitos — sete homens e uma mulher, todos de nacionalidade boliviana — que foram encaminhados à Santa Casa de Corumbá para exames de imagem.
Os raios X confirmaram que os passageiros haviam ingerido cápsulas contendo substância análoga à pasta base de cocaína. No total, 645 cápsulas foram recuperadas após procedimento médico para a retirada segura do material. Os envolvidos foram presos e conduzidos à delegacia da Polícia Federal.
Munições dos calibres 12 e 22 eram transportadas por boliviano em um carro de passeio. Foto: Divulgação/RFB Cerca de uma hora depois, por volta das 15h30, outro flagrante foi registrado no mesmo ponto de fiscalização. Durante a abordagem em um veículo de passeio, os agentes encontraram centenas de munições dos calibres 12 e 22, sem qualquer documentação que comprovasse a origem ou autorização para posse ou porte. A Receita Federal esclarece que a posse ou transporte de munição, mesmo sem a arma de fogo correspondente, configura crime previsto na legislação brasileira. O responsável pelas munições também foi encaminhado à Polícia Federal.
As apreensões integram a Operação Fronteira RFB, que tem como objetivo reforçar o controle aduaneiro e combater o tráfico de drogas, armas e outros ilícitos na faixa de fronteira.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Venezuelano é agredido a pauladas no Terminal Rodoviário de Corumbá
Civil deflagra segunda fase da Operação Lívia contra redes de extremismo digital
Investigação aponta R$ 5,5 milhões em saques suspeitos ligados à Santa Casa
Ônibus que saiu de Corumbá levava carga recorde de 746 kg de folhas de coca
Gaeco cumpre mandados contra fraude na merenda em Água Clara
Motorista de aplicativo suspeito de estupro é preso em Campo Grande
Brasileiro é preso na Bolívia durante operação contra o tráfico de drogas
Jovem é baleado ao tentar defender amigo em Corumbá
PM fecha barbearia usada como depósito de drogas em Corumbá