Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Natureza

Em Corumbá, Brasil e Bolívia reforçam parceria para navegabilidade no canal Tamengo

17 julho 2025 - 12h55Assessoria, PMC

Autoridades do Brasil e da Bolívia discutiram nesta quinta-feira, 17 de julho, o fortalecimento da cooperação bilateral para garantir a navegabilidade do canal Tamengo e o desenvolvimento sustentável da Hidrovia Paraguai-Paraná. O assunto norteou os debates da 'VI Reunião da Comissão Mista Brasil-Bolívia sobre o Sistema Tamengo (Comista Tamengo)', realizada no auditório do Sindicato Rural de Corumbá.

A comissão, criada por acordo firmado em 1978 entre os dois países, tem o papel de coordenar estudos e ações para a gestão do sistema fluvial. Após um período de baixa atividade, as reuniões têm sido retomadas com maior frequência desde 2023. A sexta edição, em Corumbá, contou com a participação de representantes de ministérios e agências dos dois governos, além de autoridades estaduais e municipais.

Entre os principais temas abordados estiveram os avanços regulatórios promovidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), projeções climatológicas e hidrológicas da bacia do rio Paraguai, detalhamento do projeto de concessão da hidrovia e questões ambientais — com destaque para o trabalho de delimitação da bacia apresentado pela delegação boliviana.

A reunião também reafirmou a importância do canal Tamengo para o escoamento da produção agroindustrial da região de fronteira e para o acesso boliviano aos mercados ultramarinos. O canal, que liga o Porto de Puerto Quijarro (Bolívia) ao rio Paraguai, é estratégico para o comércio exterior dos dois países.

Durante a abertura do evento, o secretário especial de Articulação Política e Institucional da Prefeitura de Corumbá, Marcos de Souza Martins, destacou o histórico e os desafios da navegação na região. “Temos lutado ao longo dos anos para viabilizar a navegação plena em nossa hidrovia do rio Paraguai. Precisamos fortalecer o relacionamento com a Bolívia e desenvolver, juntas, as cidades de Puerto Suárez, Quijarro, Corumbá e Ladário”, afirmou.

Representando o governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Pereira (Semadesc) reforçou a importância estratégica do canal Tamengo. “É um canal fundamental para a navegação e o escoamento da safra, especialmente dos irmãos bolivianos, mas também dos brasileiros que produzem na Bolívia”, disse.

Pela Bolívia, o almirante Gustavo Anibarro, do Ministério da Defesa, defendeu a “navegação plena do sistema Tamengo” como prioridade comum. Já a embaixadora Marissa Castro, diretora-geral de Limites e Águas Internacionais Transfronteiriças, ressaltou que a retomada dos trabalhos da comissão resulta do mandato conjunto dado pelos presidentes Luis Arce e Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro realizado em Santa Cruz de la Sierra.

A primeira-secretária do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Luana Melo, lembrou que metade das reuniões da comissão foi realizada nos últimos dois anos e meio, o que evidencia o novo impulso dado ao tema. “Cerca de 80% do comércio exterior entre nossos países passa por esta região. Com o canal Tamengo e a hidrovia em plena operação, o potencial é enorme”, afirmou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal
meio ambiente
Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal
meio ambiente
Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas
Meio Ambiente
Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais
Meio Ambiente
MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres
meio ambiente
Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal
Meio Ambiente
Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada
meio ambiente
MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios
Meio Ambiente
"Representar o Pantanal na COP 30 foi transformador", diz universitária de Corumbá

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia