A edição do Diário Oficial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) desta segunda-feira, 14 de julho, trouxe a instauração do processo administrativo (n° 09.2025.00006764-2), que solicita esclarecimentos da prefeitura de Corumbá quanto as medidas que estão sendo adotadas pelo município quanto a limpeza e os desmoronamentos de lixo na área do antigo lixão de Corumbá, que estão prejudicando moradores e produtores do Assentamento Taquaral, na zona rural do município.
A denúncia dos moradores do Assentamento sobre o caso foi apresentada ao MPMS ainda em 2024. No relato dos moradores, é recorrente o deslizamento de resíduos vindos das montanhas do antigo lixão da cidade. Eles destacam que o lixo se acumula na estrada rural e chega a se aproximar de algumas das propriedades locais. Ainda segundo a denúncia, a situação fica pior nos períodos chuvosos, pois o chorume vindo do lixo se espalha pela estrada e ameaça atingir as plantações dos pequenos produtores.
Representantes do MP, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá realizaram vistorias no local. A prefeitura municipal ressalta em relatório enviado ao MP que a maior parte do lixo encontrada na estrada rural é de descarte feito pelos moradores da localidade.
Em relatório enviado do MP, Prefeitura afirma que no local há descarte incorreto de lixo e se compromete em realizar a limpeza. Foto: Reprodução/ProcessoAinda no relatório apresentado pela prefeitura ao MP, durante visitas realizadas nos meses de fevereiro e maio deste ano, as equipes encontraram restos de construção civil, móveis e podas de árvore descartados irregularmente no local.
Por fim, a prefeitura reconhece a necessidade de cercar a área e implantar medidas para barrar o deslizamento de lixo, principalmente nos períodos chuvosos. Disse ainda, que no local havia uma cerca, que foi furtada. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos se comprometeu a realizar limpeza no local.
O processo é digital e pode ser acessado integralmente no link.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil

Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal

Plano para BR-262 avança com ações contra mortes de animais no Pantanal

Proprietários rurais vão receber até R$ 100 mil por áreas preservadas

Governo federal lança painel inédito para rastrear gastos ambientais

MS inaugura novo centro de triagem para atendimento à animais silvestres

Corumbá recebe 1º Simpósio Internacional sobre Bem-Estar Animal

Balanço da Operação Pantanal 2025 registra redução histórica de focos e área queimada

MS reforça manejo do fogo e prevenção mesmo com redução de incêndios



Moradores relatam que resíduos deslizam das "montanhas" de lixo do antigo lixão de Corumbá e invadem a estrada rural. (Foto: Reprodução/Processo)

