O 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental encerrou 2025 com números que mostram a intensidade da fiscalização ambiental em Mato Grosso do Sul, especialmente na Bacia do Rio Paraguai, área estratégica para o Pantanal. Ao longo do ano, as ações resultaram em 445 autos de infração e R$ 12,6 milhões em multas aplicadas por crimes e irregularidades ambientais.
A presença do BPMA foi constante em áreas urbanas, rurais, fluviais e regiões de difícil acesso. No contato direto com a população, foram quase 6,8 mil abordagens e orientações a moradores, ribeirinhos, pescadores e produtores rurais. A fiscalização também alcançou estradas e acessos sensíveis, com 3.868 veículos vistoriados.
Nos rios, a atuação se concentrou em pontos críticos e períodos de maior pressão ambiental. Foram 488 embarcações abordadas, reforçando o controle sobre a pesca e a navegação em áreas alagadas. O patrulhamento somou mais de 43 mil quilômetros em terra e outros 4,1 mil quilômetros em trechos fluviais.
As ações atenderam ainda 721 denúncias feitas pela própria população, indicando participação direta da sociedade no combate a danos ambientais. Barreiras e pontos de bloqueio, 620 ao longo do ano, ampliaram o controle territorial e ajudaram a coibir o transporte irregular de produtos naturais.
Na fiscalização da pesca, mais de 31 toneladas de pescado foram vistoriadas. Desse total, 1.528 quilos estavam irregulares e acabaram apreendidos, reforçando o combate à pesca ilegal e a proteção dos estoques pesqueiros que sustentam comunidades e o equilíbrio do Pantanal.
Além da repressão, o batalhão realizou 115 ações educativas, apostando na prevenção como estratégia para reduzir infrações e fortalecer a consciência ambiental na região.*Com informações da Assessoria de Comunicação do 1ºBPMA.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Fiscalização nos rios apreende 1,5 tonelada de pescado ilegal em 2025

Baceiros e camalotes isolam moradores da Comunidade do Castelo

Bombeiros alertam para o risco de quedas de árvores devido as chuvas de verão

Mesmo com entraves, concessão do Rio Paraguai é prevista para o segundo semestre

Governo federal falhou na prevenção de catástrofes no Pantanal, diz TCU

Abandono de filhotes expõe urgência da causa animal em Corumbá

Decreto define regras para corredores ecológicos em propriedades rurais de MS

Governo e Ministério do Meio Ambiente definem estratégias para COP15 em MS

Lula sanciona licença ambiental especial e quer destravar obras estratégicas



Fiscalização no Pantanal resultou em 445 autos e apreensão de 1,5 tonelada de pescado. (Foto: Divulgação/1ºBPMA)


