Projétil de arma de fogo.
(Foto: Divulgação/PM)
O cenário da criminalidade em Mato Grosso do Sul caminha na contramão dos indicadores do restante do país. Enquanto o Brasil celebrou uma redução média de 8,2% nas Mortes Violentas Intencionais (MVI), o estado registrou um aumento de 4,9% nos assassinatos. Os dados foram consolidados na 20ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado oficialmente nesta quinta-feira, 23 de julho, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
A escalada da violência doméstica contra as mulheres acendeu o alerta máximo das autoridades de segurança pública no território sul-mato-grossense. O levantamento apontou uma explosão de 19,4% nos registros de lesão corporal dolosa ocorridos em contexto familiar. Além disso, a vulnerabilidade infanto-juvenil ganhou contornos alarmantes: o estado contabilizou 1.901 ocorrências de estupro de vulnerável, garantindo a preocupante marca de segunda maior taxa proporcional deste crime em todo o território nacional.
|
Indicadores de Violência Crítica (MS) |
Cenário Atual Apontado pelo Anuário |
|
Mortes Violentas Intencionais (MVI) |
Alta de 4,9% (Contrariando a queda nacional de 8,2%). |
|
Lesão Corporal Doméstica |
Crescimento expressivo de 19,4% em relação ao período anterior. |
|
Estupro de Vulnerável |
1.901 ocorrências registradas (2ª maior taxa do país). |
|
Letalidade em Confrontos |
Aumento de 11,1% nas mortes por intervenção policial. |
Outro ponto de forte impacto no relatório final envolve a atuação das forças de segurança do Estado. As mortes decorrentes de intervenção policial avançaram 11,1% no balanço anual, índice que representa mais que o dobro da média nacional de crescimento para essa categoria, que fechou em 5,4%. Foram 75 óbitos em confrontos no período base avaliado, contra 67 do ano anterior. O monitoramento em tempo real de 2026 indica que essa tendência de endurecimento na segurança já soma 85 mortes em ações de agentes nos primeiros meses deste ano, indicando que os desafios estruturais na fronteira e no combate às facções seguem em ritmo acelerado.
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Corumbá celebra a Independência do Brasil com tradicional desfile na General Rondon
Suspeita de abuso sexual em cadela é investigada em Corumbá
Viciados em apostas on-line vão à Justiça para recuperar milhões em MS
MS receberá mais de R$ 700 mil para reduzir filas do SUS em hospitais privados
Inscrições para o Exame de Seleção 2027 do IFMS encerram dia 8
Fiés de Ladário celebram primeiro ano da canonização de Carlo Acutis
Brasileiro é preso com maconha na rodoviária de Puerto Quijarro
TJMS abre processo seletivo para estagiários de Direito e TI em Corumbá
Corumbá tem 53 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador