Momento teatral no IFMS.
(Foto: Clóvis Neto/PMC)
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT), encerrou oficialmente a programação do Maio Amarelo 2026 nesta terça-feira, 2 de junho. A última atividade aconteceu no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), reunindo estudantes para apresentações teatrais e sorteio de brindes educativos. Sob o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a campanha deste ano buscou promover reflexões profundas sobre respeito, empatia e a responsabilidade compartilhada no dia a dia das vias urbanas. O evento de encerramento contou também com a participação do diretor do Detran em Corumbá, Carlos Davi Gimenes Paz.
Durante todo o mês, o Núcleo de Educação para o Trânsito da AGETRAT mobilizou escolas, empresas e instituições locais. De acordo com a diretora-presidente da agência, Mariana Ricco Arguello Ortiz, o sucesso das ações se deve ao empenho da equipe que acredita na educação como ferramenta de transformação. "Sabemos que nenhuma lei, nenhuma fiscalização e nenhuma sinalização serão suficientes se cada um de nós não fizer a sua parte", defendeu a diretora-presidente.
Alerta: Motociclistas e bairros mais afetados
A relevância das campanhas pedagógicas em Corumbá ganha respaldo nos números divulgados pelo Boletim Informativo Anual de Segurança Viária da AGETRAT. Ao longo do ano de 2025, o município registrou um total de 1.757 sinistros de trânsito. Desse montante, 1.662 resultaram em lesões leves e 95 causaram lesões graves.
O dado mais alarmante do levantamento aponta que 69% de todos os sinistros envolveram motocicletas. Essa estatística escancara a extrema vulnerabilidade dos motociclistas nas ruas da cidade. O relatório territorial também mapeou os pontos críticos do município: os bairros Centro, Aeroporto, Cristo Redentor, Nova Corumbá e Popular Nova concentram, juntos, mais de 65% das ocorrências registradas em 2025. Devido a essa alta centralização, essas localidades passam a ser tratadas como áreas prioritárias para engenharia de tráfego, reforço na sinalização e fiscalização ostensiva.
Comportamento de risco e reflexo positivo
O boletim também discriminou as principais infrações cometidas pelos condutores corumbaenses no segundo semestre de 2025. Os comportamentos de risco mais recorrentes foram:
- Uso de celular ao volante.
- Avanço de sinal vermelho.
- Não uso do cinto de segurança.
- Circulação com veículo não licenciado.
Apesar do volume de infrações e acidentes anuais, a eficácia do Maio Amarelo ficou comprovada no histórico recente do município. O mês de maio de 2025 registrou a menor quantidade de sinistros de trânsito de todo aquele ano. O resultado positivo comprova o impacto direto que o policiamento e as atividades de conscientização causam na redução imediata de acidentes e mortes.
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Concurso de Quadrilhas Juninas de Ladário soma R$ 15 mil em premiações
Participação popular para elaboração do Orçamento de 2027 segue aberta até julho
SES alerta para proteção contra a gripe em período de maior risco respiratório
Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia
Centro de Saúde da Ladeira abre neste sábado para vacinação contra Influenza
Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados
Motociclista fica ferido após queda no cruzamento das Ruas Delamare e Antônio João
Operação conjunta apreende 20 t de insumo químico na fronteira com a Bolívia