Em dez dias, 1.275 cães e gatos foram castrados; ação percorreu 10 municípios de MS.
(Foto: Clóvis Neto/PMC)
A Caravana da Castração finalizou sua passagem por Corumbá com a esterilização de 1.275 cães e gatos em apenas dez dias de atividades. O projeto, que percorreu também Miranda, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Jardim, Nioaque, Anastácio, Aquidauana e Ladário, ofereceu 1.600 vagas gratuitas para castração, além de microchipagem e medicação pós-operatória.
A campanha foi realizada no Poliesportivo Nação Guató, no bairro Centro América, e teve como objetivo controlar a população animal, reduzir riscos de doenças e fortalecer a rede de proteção aos pets. Durante a cerimônia de encerramento, dez pontos focais da região foram homenageados com medalhas pelo apoio à execução da iniciativa.
Zenilda Torres, presidente da Associação Mais Pantanal (GAPA), destacou a importância de manter ações de conscientização e cuidado com os animais. “Aqui no Pantanal há muito abandono. A castração é essencial, mas também precisamos de ações educativas, de conscientização das famílias”, afirmou.
Cristina de Arruda Ferreira Fleming, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, comentou sobre a relevância da campanha. “Foram dez dias intensos de trabalho, mas também de muitas demonstrações de carinho e cuidado. É uma satisfação receber um projeto dessa dimensão, que fortalece as políticas locais de bem-estar animal”, disse.
Prefeito Dr. Gabriel e autoridades destacaram resultados e parceria entre Estado e ONGs. Foto: Renê Marcio Carneiro/PMCO superintendente estadual de Políticas Integradas e Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Leite Rodrigues, ressaltou a prioridade de Corumbá na caravana devido ao alto índice de endemias. “Castrar é um ato de amor, mas também de saúde pública. Esse projeto é um ponto de partida para tornar Mato Grosso do Sul referência nacional em bem-estar animal”, declarou.
O vereador Hesley Sant’Ana, representando a Câmara Municipal e a senadora Soraya Thronicke, reforçou a união de esforços. “O recurso da senadora, R$ 5 milhões, foi o maior já investido na causa animal no país. Quando existe a junção de esforços, dá certo”, disse.
Thiago de Freitas, representante da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, reforçou o compromisso do Estado. “Finalizamos esta etapa, mas no ano que vem faremos ainda maior. O governador Eduardo Riedel e o secretário Marcelo Miranda têm um carinho especial por Corumbá”, afirmou.
Ao final, o prefeito Dr. Gabriel destacou o trabalho conjunto e os resultados obtidos. “Passamos de 1.200 animais castrados em Corumbá, além de mais de 300 em Ladário. Agradeço ao governo do Estado, à senadora Soraya Thronicke, à superintendência e a todas as ONGs que se dedicaram”, disse.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
MPMS abre procedimento administrativo para acompanhar saúde em Ladário
Dados apontam crescimento de dengue e chikungunya em Corumbá
Elinho busca informações sobre falta de medicamentos na Rede Pública de Saúde
Vacimovel atende população em frente ao CAC até às 16h desta terça-feira
Anvisa suspende venda de xaropes com clobutinol
Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos
Ação volante leva vacinação noturna para bairros de Corumbá
Corumbá encerra Mês Azul com meta de criar centro de referência para autismo
Palestra alerta para saúde mental dos agentes de segurança pública