Consumidor efetuando pagamento em loja do comércio central.
(Foto: Osmar Veiga)
Mato Grosso do Sul vive um mês histórico no empreendedorismo. Em fevereiro de 2026, o Estado registrou a abertura de 1.507 empresas, o maior número já contabilizado em um único mês, segundo a Junta Comercial (Jucems).
O resultado mostra a resposta da economia local ao crescimento recente, impulsionado por novas indústrias e expansão de parques industriais já existentes.
O setor de serviços domina a criação de novos negócios, com 1.177 registros, quase 80% do total. O comércio ficou em segundo lugar, com 286 empresas, enquanto a indústria abriu 44 novas unidades.
Entre as atividades com maior número de registros estão: serviços combinados de escritório e apoio administrativo (61), consultas médicas ambulatoriais (53), holdings de instituições não financeiras (50), atividades de psicologia e psicanálise (40) e restaurantes e similares (39). Outros setores relevantes incluem consultoria em gestão empresarial (39), aluguel de imóveis próprios (38), transporte rodoviário de carga (35), promoção de vendas (31) e atividades de condicionamento físico (31).
No acumulado do ano, Mato Grosso do Sul já soma 2.761 novas empresas, com o setor de serviços liderando com 2.159 registros, seguido pelo comércio (530) e indústria (72).
Campo Grande concentra quase metade das aberturas de fevereiro, com 44,06% dos registros, seguida por Dourados (9,16%), Chapadão do Sul (8,63%), Três Lagoas (4,58%), Ponta Porã (2,39%), Naviraí (2,12%), Maracaju (2,06%), Nova Andradina (1,66%), São Gabriel do Oeste (1,33%) e Corumbá (1,19%).
O resultado de fevereiro supera o registrado em janeiro, quando 1.254 empresas foram abertas. Com isso, o Estado registrou 253 novas empresas a mais, consolidando o ritmo acelerado de criação de negócios neste início de 2026.*Com informações do Campo Grande News.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Venda de ovos artesanais cresce e impulsiona renda na Páscoa
MS registra avanço recorde na produção e exportação de tilápia
Governo busca acordo ambiental para avançar com leilão da hidrovia
Agências bancárias estarão fechadas nesta Sexta-Feira Santa
MS define subsídio de R$ 1,20 por litro para reduzir preço do diesel
Ovos de Páscoa têm variação de até 127% em Corumbá
Com saldo de 6.157 empregos, MS tem melhor desempenho no Caged em 12 meses
Brasil cria 255,3 mil postos de trabalho em fevereiro, aponta Caged
Salários de março já estão na conta dos servidores municipais de Corumbá