A programação do "Folia nos Bairros" segue no próximo fim de semana com edições no Cravo Vermelho e Padre Ernesto Sassida.
(Foto: Clóvis Neto/PMC)
Mesmo sob chuva persistente, a Prefeitura de Corumbá deu início, na noite de sábado (10), à programação pré-carnavalesca de 2026, com a primeira edição do projeto Folia nos Bairros. O evento foi realizado na praça São Paulo, no bairro Guatós, reunindo moradores da região e de outros pontos da cidade.
A abertura contou com apresentações da Banda Manoel Florêncio, da Banda HP, da bateria da escola de samba A Pesada e do cantor Markinho Salles. A programação ocorreu das 18h às 22 horas e marcou o início de uma série de atividades que antecedem o Carnaval oficial do município.
Lançado em 2025 pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura, o Folia nos Bairros tem como objetivo descentralizar as ações culturais do período carnavalesco e ampliar o acesso da população às atividades festivas. Além dos shows musicais, o projeto inclui roda de samba, baile infantil e brinquedos voltados ao público infantil.
A agenda do fim de semana segue neste domingo, dia 11, no bairro Generoso, também das 18h às 22h. Outras duas edições já estão confirmadas para o restante do mês. No sábado, dia 17, o evento será realizado no bairro Cravo Vermelho e, no domingo, dia 18, no bairro Padre Ernesto Sassida, encerrando a programação do Folia nos Bairros prevista para janeiro.
Presente na abertura, a diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues, destacou o simbolismo do início do projeto e a participação popular, mesmo diante das condições climáticas adversas. “A gente já está vivendo o nosso Carnaval, começando o nosso primeiro grito de Carnaval, nossa programação oficial hoje aqui no bairro Guatós. Começar com chuva é como uma bênção para lavar o ano. A população se preparou, se programou para estar aqui e, mesmo com chuva, muita gente veio”, afirmou.
Passistas e a bateria da Pesada participaram o evento no Guatós. Foto: Clóvis Neto/PMCO calendário pré-carnavalesco seguirá movimentando a cidade ao longo do mês. “Daqui para o final de janeiro, nós vamos ter vários eventos pré-carnavalescos movimentando nossa cidade”, disse a titular da Fundação da Cultura.
Wanessa também ressaltou a expectativa para o Carnaval de Corumbá. “Como sempre, será de muita animação, o que é uma característica do nosso povo. Já estamos vivendo a festa e nos organizando para fazer o melhor carnaval do Centro-Oeste do Brasil”, declarou.
A programação completa do Folia nos Bairros integra o calendário cultural do município e antecede as principais atividades carnavalescas previstas para fevereiro. Após a realização do evento nos bairros Guatós e Generoso, neste fim de semana, os próximos bairros à recebem o projeto são: Cravo Vermelho, no dia 17, e Padre Ernesto Sassida, no dia 18 de janeiro.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Do Pantanal ao cenário nacional: Pontão Moinho Cultural conecta territórios
Fórum das Juventudes reuniu 172 jovens para atualizar plano estadual em MS
Acervo do arquivo público de MS será integralmente digitalizado
De Corumbá ao Jornal Hoje: violinista Valério Reis ganha destaque nacional
Projeto “A Literatura Liberta” inicia oficinas formativas em Corumbá
Teia Virtual do Centro-Oeste reúne 160 participantes e fortalece Cultura Viva
Jornalista lança o Lado Oculto do Crime
Oficina de Dança abre inscrições para Programa Bolsa Auxílio à Produção Cultural 2026
Câmara de Corumbá defende fixação do Festival América do Sul no mês de maio