O Festival Gastronômico do Pantanal tem programação até domingo (7).
(Foto: Clóvis Neto/PMC)
O Festival Gastronômico do Pantanal 2025 foi aberto na noite desta quinta-feira, 04 de dezembro, no Centro de Convenções de Corumbá. A cerimônia marcou o início oficial de atividades voltadas à promoção da culinária pantaneira, à valorização de produtores locais e ao fortalecimento do turismo na região.
José de Carvalho Junior, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, afirmou que o evento consolida um movimento de integração entre diferentes setores. “O Festival Gastronômico do Pantanal é um espaço para mostrar o melhor da nossa culinária e, ao mesmo tempo, um movimento estratégico de desenvolvimento que fortalece negócios, gera oportunidades, fomenta o turismo e projeta Corumbá no cenário nacional. Isso só acontece porque aqui trabalhamos em conjunto: poder público, iniciativa privada e comunidade. Que esta edição seja marcada por novas conexões, novos sabores e muito orgulho do que somos capazes de construir quando caminhamos juntos. Um agradecimento especial à senadora Soraya Thronicke, idealizadora do Prospera MS, que tem o propósito de impulsionar a economia criativa, a agricultura familiar e ampliar as oportunidades para pequenos produtores rurais em todo o estado.”
A programação de hoje, 05 de dezembro, tem como atrações a Oficina Chefinho Kids, das 08h às 12h, dedicada a lanches e doces. À noite, a Oficina Receba bem apresentará preparos de risotos e harmonizações com vinhos e cervejas especiais entre 18h e 22 horas. O show musical desta noite é com Thales Belchior.
Evento reúne gastronomia, turismo e economia criativa. Foto: Clóvis Neto/PMCO sábado, 06 de dezembro, terá a segunda parte da oficina infantil pela manhã e outras duas atividades culinárias que exploram produtos regionais. Os participantes aprenderão receitas de fudge de chocolate com café e baru e de dadinho de abóbora com queijo Nicola. As aulas show abordarão cortes e sabores da carne de jacaré e os pratos Croc and Chips, Pacumê e Tiramissu Pantaneiro. O show de Zé Lucas e Benício está previsto para 22h.
O encerramento no domingo, 07 de dezembro, inclui oficinas de cupim de sol grelhado com mandioca e vinagrete verde e de nhoque de banana da terra ao molho de pintado. A aula show ensinará as receitas Marruazinho, Arroz boliviano e Doce Fronteira. A premiação dos pratos vencedores ocorrerá durante a noite, seguida pelo show de Os Garotos.
Desde terça-feira, 02 de dezembro, o festival ofereceu atividades na Carreta do SENAC MS, com oficinas sobre confeitaria vegana, pão funcional, aproveitamento integral da laranja, focaccia, mil folhas de mandioca, iscas de jacaré e pratos de boteco. Sessões de cinema no auditório superior completam a programação em horários definidos para sábado e domingo.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Show do Guns N’ Roses deve movimentar pelo menos R$ 33,5 milhões na Capital
Livro O Lado Oculto do Crime será lançado na sexta-feira, 17 de abril
Sesc Corumbá realiza contação de histórias com Melina Melgar
Do Pantanal ao cenário nacional: Pontão Moinho Cultural conecta territórios
Fórum das Juventudes reuniu 172 jovens para atualizar plano estadual em MS
Acervo do arquivo público de MS será integralmente digitalizado
De Corumbá ao Jornal Hoje: violinista Valério Reis ganha destaque nacional
Projeto “A Literatura Liberta” inicia oficinas formativas em Corumbá
Teia Virtual do Centro-Oeste reúne 160 participantes e fortalece Cultura Viva