Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Wetlands International e IHP planejam fomentar atividades turísticas na Serra do Amolar

01 setembro 2022 - 09h05Redação

A Wetlands International Brasil e IHP (Instituto Homem Pantaneiro) assinaram, nesta quarta-feira, 31 de agosto, uma carta de intenção de cooperação com os receptivos turísticos de Corumbá para fomentar atividades de baixo impacto na Serra do Amolar, uma das regiões mais preservadas do Pantanal.  

A assinatura aconteceu no Centro Sebrae Pantanal, inaugurado no mesmo dia, em Corumbá. Participam Áurea Garcia (Wetlands International Brasil), Ângelo Rabelo, Ana Carolina Guimarães, Betina Kellermann e Isabelle Bueno (IHP), Virgínia Ly (Aguapé Ecoturismo), Gabriel Oliveira Freitas (Icterus Ecoturismo e Expedições), Thayná Cambará Beraldo (Bela Oiá Produções) e Maria Fernanda Arnaldi Campelo (Wetlands International Brasil e Movimenta Pantanal). 

As instituições que assinaram a carta de intenção integram a Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal, uma organização civil sem fins lucrativos, que reúne líderes do Pantanal, com o objetivo de favorecer a formação de uma rede de cooperação regional, facilitando a prospecção de parceiros para melhorar a economia local.    

A Movimenta Pantanal tem articulado estratégias de desenvolvimento sustentável e qualificado para a região pantaneira, com ações definidas em eixos estratégicos, considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos, éticos, culturais e territoriais. Atualmente, a organização conta com membros de 12 municípios de Mato Grosso do Sul.   

“As instituições irão colaborar para que a atividade turística da região da Serra do Amolar preze pela conservação do Pantanal, valorize a cultura pantaneira e suas populações e amortize impactos ambientais. São importantes passos para a sustentabilidade do processo turístico”, afirma Rafaela Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil.   

O presidente do IHP, Ângelo Rabelo, destaca que as atividades desenvolvidas pelo instituto, por meio do Amolar Experience, têm buscado integrar a população do Amolar com o turismo, sempre com foco na preservação.    

“Quando criamos o programa Amolar Experience, tínhamos em mente justamente fomentar o turismo de experiência no Alto Pantanal, por proporcionar a conservação da natureza, pois integra aspectos da sustentabilidade ambiental, mantendo as bases econômica, social e ambiental simultaneamente fortalecidas. Esta carta de intenção, agora, fortalece as ações de turismo que já foram desenvolvidas na Serra do Amolar e nos prepara para executarmos outras iniciativas, sempre prezando pela sustentabilidade”, lembra Rabelo.   

Conforme o diretor superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o Pantanal deve ser entendido como um ativo de fundamental importância para a biodiversidade e a economia. “O foco do Sebrae é ser um hub para estar junto das instituições que têm um olhar sobre o bioma, e ter um espaço para promover discussões, pensar em soluções conjuntas e atender as dores da sociedade. Queremos fomentar o desenvolvimento no Pantanal, gerando oportunidades para as comunidades, e outras possibilidades existentes na região, como a bioeconomia”, destaca.   

Primeira agência especializada no turismo de observação de vida selvagem de Corumbá e, também, a primeira agência de turismo LGBTQIAP+, a Icterus Ecoturismo é uma das que assina a carta.    

“O turismo sustentável é cada vez mais o presente e com certeza é o futuro, e participar dessa transformação é gratificante”, afirma Gabriel Freitas, sócio-proprietário da Icterus Ecoturismo. 

 

* Informações da Assessoria do IHP

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro