Menu
quinta, 20 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Voluntários vão auxiliar atividades do IHP durante 10 dias no Pantanal

20 julho 2022 - 08h01Gesiane Sousa

O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) recebe, a partir desta semana, um grupo de 12 pessoas no Pantanal. A ação é em parceria com a Exchange do Bem, uma empresa social que tem o objetivo de fomentar o voluntariado. Em Corumbá, além do IHP, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano também recebe voluntários da instituição. 
 
Ao todo, serão 11 voluntárias mulheres e um coordenador, com idade entre 20 e 65 anos, que desenvolverão diversas ações entre os dias 20 e 30 de julho, na região da Serra do Amolar. Além de técnicos do IHP, a Brigada Alto Pantanal também irá acompanhar o grupo. 
 
Entre as atividades que serão desenvolvidas estão uma ação comunitária no Binega e Barra do São Lourenço, entrega de kit higiene para as comunidades, acompanhamento da implantação da agrofloresta junto com a NFC (Nós Fazemos o Clima) e ampliação da biblioteca que atende as comunidades ribeirinhas do Rio Paraguai. 
 
Para a ampliação da biblioteca, o IHP está promovendo até quarta-feira (20) uma campanha de arrecadação de livros. Podem ser doados livros não-didáticos e em bom estado diretamente na sede do instituto (Ladeira José Bonifácio, 171 - Corumbá). 
 
Diretora de pós-venda e impacto positivo da Exchange do Bem, Sandra Santos explica que, inicialmente, a ideia era, durante a viagem, focar em educação bucal e higiene básica. “Mas o IHP trouxe outras necessidades da comunidade, ligadas à agrofloresta, por exemplo. Então, estamos indo por este caminho e vamos desenvolver atividades que impactem na realidade das pessoas que vivem na região”, explica. 
 
A intenção, segundo Sandra, é que a parceria seja longa e duradoura. “A gente sabe que, para ter impacto positivo, precisamos de outras intervenções. Entendemos que ações recorrentes têm maior impacto. A gente deseja que seja a primeira viagem de muitas. Agora, vamos conhecer as comunidades e mais a fundo as necessidades delas”, afirma. 


 
Para o presidente do IHP, Ângelo Rabelo, a parceria é uma forma de integrar mais a sociedade em geral com a vida pantaneira. “O objetivo de receber o grupo é, também, fomentar a prática do voluntariado no país, que é uma necessidade e tem grandes desafios. Não só para as pessoas de fora, mas também para as de Corumbá e região possam participar de atividades em prol do bem coletivo. Estamos de braços abertos para receber voluntários e outros parceiros que queiram se juntar a nós em prol da preservação do Pantanal”, garante. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Falta de navegabilidade já impacta atuação de combate ao fogo no Pantanal
Programação
Arraial do Banho de São João em Ladário acontece de 20 a 23 de junho
Estado
Aprovados no concurso público da Saúde de MS são convocados para posse
Incêndios
Reunião entre Governo do estado e MMS alinham ações para ampliar atuação no Pantanal
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Emprego e Renda
Vereador sugere estrutura para transformar terminal em um centro comercial
Maus Tratos
Civil resgata cães abandonados em imóvel fechado no bairro Guatós
Arraial
Termina hoje inscrição para Concurso de Quadrilhas; Andores e Miniandores prazo é amanhã
Ladário
Incêndio atinge região da Apa Baía Negra
Confira
Banho de São João faz mudanças no trânsito de Corumbá

Mais Lidas

Bombeiros
Plantão registra cinco enxames de abelhas e três incêndios em terrenos baldios
Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Dsdobramentos
Prefeitura divulga resultado preliminar da avaliação psicológica do Concurso da Guarda Municipal