Menu
domingo, 17 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Vídeo explica passo a passo para fazer inscrição na Seleção IFMS 2021

07 outubro 2020 - 11h00Ascom IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) disponibilizou nesta quarta-feira, 7, um vídeo que explica o passo a passo da inscrição na seleção para ingresso em cursos técnicos integrados. O tutorial pode ser acessado no canal oficial da instituição no Youtube.

São ofertadas 1.520 vagas em 11 opções de cursos nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A página Seleção IFMS 2021 traz os detalhes dos cursos ofertados em cada município, além de todas as informações sobre o processo seletivo.

A seleção será feita com base nas notas que o candidato obteve em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental, que devem ser inseridas no sistema de inscrição. Para comprovar as informações, é preciso anexar um documento escolar como, por exemplo, o boletim.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 21 de outubro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital de abertura do processo seletivo. O candidato deve ter o ensino fundamental completo até a data de matrícula, prevista para janeiro de 2021, e possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome. Na Central de Seleção é possível consultar ainda as instruções para a realização das inscrições em documento PDF.

Atendimento presencial

 Candidatos sem acesso à internet ou computador podem agendar a ida ao campus do IFMS para fazer ele próprio a inscrição em um equipamento da instituição. 

O agendamento deve ser feito pelo WhatsApp, de acordo com os telefones disponibilizados na página Contatos da Seleção IFMS 2021, onde também estão disponíveis os endereços dos campi e os dias da semana e horários em que estão sendo feitos os atendimentos presenciais.

O atendimento presencial nos campi para as inscrições será feito até 21 de outubro, de acordo com o novo cronograma do processo seletivo publicado na Central de Seleção. 

Ação Afirmativa (cotas)

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deve ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas aprovados no processo seletivo deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Cronograma

A previsão é que a lista de inscrições deferidas seja publicada no dia 10 de novembro. A homologação final dos inscritos será no dia 23, com a divulgação da classificação preliminar agendada para o dia 27 de novembro.

As bancas de heteroidentifcação para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos serão realizadas entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro.

A previsão é que o resultado final e a primeira chamada do processo seletivo sejam publicados no dia 23 de dezembro, com matrículas a partir de 18 de janeiro de 2021.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tragédia
Médico do interior de SP é um dos sobreviventes de barco que naufragou; quatro parentes morreram
Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Inédito
Tempestade de areia: Energisa recebeu 4 mil chamados em Campo Grande
Dia Mundial da Alimentação
Em MS, 69% da população está com excesso de peso e 36% com obesidade
Ensino Superior
UEMS investe mais de R$ 13 milhões em bolsas e auxílios para estudantes
Transporte
Expresso Queiroz tem autorização suspensa por incapacidade de atender passageiro
Defesa Civil
Tempestade de poeira e vendaval causaram estragos em pelo menos sete nos municípios
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá
Previsão Meteorológica
Tempo continua fechado com chance de mais chuva para grande parte do Estado
Tragédia
Naufrágio no rio Paraguai deixou sete pessoas desaparecidas

Mais Lidas

Tragédia
Médico do interior de SP é um dos sobreviventes de barco que naufragou; quatro parentes morreram
Tragédia
Naufrágio no rio Paraguai deixou sete pessoas desaparecidas
Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá