Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Vereadora pede ao TRE, ampla divulgação das alterações de locais de votação

23 agosto 2022 - 08h46Assessoria Câmara Municipal

Marcadas para o dia 2 de outubro, um domingo, as eleições para presidente, governador, senador, deputados federal e estadual. Em Corumbá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alterou locais de votação da 50ª zona eleitoral, inclusive de Ladário. 

Para evitar transtornos, a vereadora Raquel Bryk sugeriu na sessão de ontem, segunda-feira, 22, uma ampla divulgação em relação às alterações, para melhor informar o eleitor sobre as mudanças ocorridas. 

O pedido foi feito por meio de uma indicação em que solicita à Câmara, envio de expediente do Tribunal Regional Eleitoral de Corumbá, para evitar qualquer tipo de problema. 

“Com a proximidade das eleições, temos uma atenção maior da população em torno do pleito a ser realizado. Por isso mesmo sugerimos que a divulgação seja realizada nas portas dos locais que tiveram alteração por meio de cartazes, som volante na região da alteração, bem como através da tv, rádio e internet”, destacou. 

“A ampla divulgação e o conhecimento da população poderão evitar que haja uma grande abstenção, garantindo a participação do maior número de pessoas no fortalecimento da democracia”, acrescentou. 

Mudanças

O pedido de Raquel se deve ao fato da extinção de alguns locais de votação foram extintos e outros transferidos. Um dos locais extintos foi a Casa de Artesão. Assim, os eleitores vão votar na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho. 

O mesmo acontece com quem votava na Creche Maria Candelária Pereira Leite e Escola Estadual Rotary Club, transferidos para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Já com a extinção da sessão da SSCH (Quadro de Corumbá), os eleitoras vão votar na sede do INCRA. 

Outro local de votação que acabou foi o da Extensão São Gabriel, com os eleitores passado a votar na 

Na área rural, o local de votação da Extensão São Gabriel, no assentamento São Gabriel, foi extinto e os eleitores votarão na extensão da Escola Rural Carlos Cárcano, no assentamento Mato Grande. 

Em Ladário, quem votava na Casa da Cidadania, passam a votar no CEMEI Neusa Assad de Malta. Já os eleitores das seções 144, 149 e 160, que antes votavam na Escola 2 de Setembro, votarão na Escola Municipal 17 de Março, e os das seções 100, 103, 104 e 158, que antes votavam na Escola São Miguel, votarão na Escola Francisco Mendes Sampaio. 

Informações

Por outro lado, a vereadora está solicitando informações junto à Prefeitura de Corumbá, sobre o Programa Pró Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que contemplou o Município com mais de R$ 83 milhões, conforme publicação no Diário da União de 11 de agosto de 2022. 

Dessa forma, Raquel apresentou um requerimento em regime de urgência, o envio de cópias dos projetos das obras a serem realizadas; período de execução, início e término de cada fase; valores estimados de cada projeto, e quais as fases de execução do programa, “lembrando que pelos prazos da Lei 12.527/2011, o não cumprimento importa em crime de responsabilidade do prefeito, nos termos do DL 201/67, Art. 1º, XIV”, ressaltou. 

Emenda

A vereadora está ainda pedindo informações em relação à aplicação de recursos oriundos de emenda parlamentar individual do deputado Evander Vendramini, destinado a aquisição de insumos e medicamentos para a castração de cães e gatos no município. 

“Os recursos foram pleiteados junto ao deputado pelo GAPA e a emenda foi paga fundo a fundo pela Secretaria Estadual de Saúde à Prefeitura de Corumbá. Caso o recurso tenha sido utilizado, solicito cópia da licitação de compras, notas de empenhos e recibos de pagamento”, reforçou. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul