Menu
quarta, 28 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Vereador sugere utilização do rejeito de minério na recuperação de vias urbanas e rurais

21 fevereiro 2019 - 08h14Câmara de Corumbá

 A utilização do rejeito de minério na recuperação de vias urbanas e rurais no Município de Corumbá, está sendo reivindicada pelo vereador Tadeu Vieira que, na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 19 de fevereiro, sugeriu uma ampla discussão entre as autoridades locais, em torno do assunto, visando melhorar as condições de trafegabilidade de vias não pavimentadas e das estradas vicinais.

No ano passado, Tadeu havia sugerido uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e a empresa Vale para utilização desse material na recuperação de vias da cidade. Ontem, o vereador, por meio de um requerimento em regime de urgência especial, voltou a focar o assunto, acreditando que o aproveitamento do rejeito de minério, vai inclusive propiciar redução do material existentes nas barragens de resíduos de minério de ferro e manganês existentes em Corumbá.

“O rejeito de minério, misturado com outros tipos de materiais, poderia muito bem ser utilizado na pavimentação de vias urbanas, bem como melhorar as condições das nossas estradas vicinais. Além disso, vai reduzir o volume de resíduos de minérios existentes nas barragens, evitando incidentes como o ocorrido em Brumadinho, recentemente”, explicou.

A intenção de Tadeu é que as autoridades se reúnam e busquem uma solução visando o reaproveitamento do material. Nesse sentido, ele solicitou o envio de ofícios para o prefeito Marcelo Aguilar Iunes; ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla; ao Procurador Geral do Município, Alcindo Cardoso do Vale Junior;  ao diretor da Vale em Corumbá, Azemar Sepulveda Neto; bem como à promotora Ana Raquel Figueiredo Borges Nina, da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, visando uma agenda para tratar da questão.

“Já conversamos com a direção da Vale, há uns dois anos, e ela manifestou disposição em liberar o material para o seu aproveitamento em operações de pavimentação e recuperação de ruas e estradas, tanto na área urbana como na área rural. É lógico que esse material poderá ser juntado a outros materiais para melhor qualidade dos trabalhos a serem realizados”, informou Tadeu.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

340 vagas
Matrículas para cursos de línguas do IFMS começam nesta quarta (28)
Retomada
Fundtur apresenta calendário de eventos para promoção online e presencial do turismo de MS
Ilumina Pantanal
Projeto leva energia solar para sete municípios e mais de 2 mil famílias no Pantanal
Tempo
Onda de frio deixa temperaturas entre 4°C e 20°C em Mato Grosso do Sul
Em Corumbá
Receita Federal publica Edital para leilão de 82 lotes
Município
Primeira parcela do IPTU 2021 vence nesta sexta-feira; pagamento à vista vai até 10 de agosto
Distribuição
Corumbá e Ladário recebem novas doses da vacina contra Covid
Novo Parceiro
Santhiago forma nova dupla e retorna para música
Olimpíadas 2021
Da tampa de isopor ao ouro olímpico, a longa jornada de Ítalo Ferreira
Ação Social
Famílias ribeirinhas recebem cestas básicas e cobertores

Mais Lidas

Em Corumbá
Receita Federal publica Edital para leilão de 82 lotes
Agressão
Homem é preso após arremessar cadeira contra esposa
Distribuição
Corumbá e Ladário recebem novas doses da vacina contra Covid
Novo Parceiro
Santhiago forma nova dupla e retorna para música