Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador sugere telas para evitar entupimento na captação do Rio Paraguai

24 setembro 2019 - 09h38Câmara de Corumbá

A instalação de telas no entorno da captação de água bruta do Rio Paraguai, em Corumbá, foi sugerida na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 23, da Câmara Municipal, pelo vereador Luciano Costa. O pedido foi direcionado ao governador Reinaldo Azambuja e à direção da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), como forma de evitar entupimentos no duto, comprometendo o abastecimento de água na cidade.

“Na semana passada a Sanesul anunciou investimentos de R$ 5,4 milhões na construção de dolfins para proteção da estação de captação da Sanesul, no Rio Paraguai. Isso é importante para proteger a estrutura contra colisões, mas é necessário também proteger o duto de captação, evitando entupimentos provocados por baceiros, o que compromete o abastecimento de água na cidade”, comentou o vereador.

Dessa forma, Luciano está sugerindo ao governador Reinaldo Azambuja, bem como ao deputado estadual Evander Vendramini; ao diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, e ao gerente de Sistemas de Abastecimento de Água, Elthon Santos Teixeira, a inclusão as telas de proteção no projeto lançado na semana passada, visando a construção dos dolfins, que são blocos de concreto de proteção da estrutura contra colisões.

“As telas no entorno do duto de captação são importantes para evitar entupimento do sistema. Esse é um problema que ocorre com certa frequência, provocando interrupção do abastecimento de água na cidade”, reforçou, acentuando que, para retirada a retirada dos baceiros só ocorre após intervenção de mergulhadores. “As telas vão evitar que isso ocorra”, completou.

A sugestão de Luciano Costa foi enaltecida pelos demais pares do Poder Legislativo como o vereador Domingos Albaneze Neto. O edil lembrou ainda que a construção dos dolfins é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017, quando da realização de uma audiência pública sugerida por ele, justamente para tratar da questão de proteção dos pilares de sustentação das pontes na região pantaneira, especialmente no Rio Paraguai.

“A construção de dolfins na ponte de captação de água bruta do Rio Paraguai foi um dos assuntos abordados na audiência, e ficamos feliz em saber que a Sanesul vai investir nessa obra, para evitar um desastre maior, como colisões, o que pode causar danos maiores à captação”, celebrou. “Esperamos que outros órgãos públicos façam o mesmo, principalmente em relação à ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Morrinho, BR 262”, cobrou.

Mais policiais

Também na sessão de ontem, Luciano solicitou ao governador Reinaldo Azambuja e à pasta de Justiça e Segurança Pública, o envio de mais policiais militares e civis para Corumbá, visando aumento dos efetivos e maior estrutura para o combate à criminalidade na região.

Luciano lembrou que nos últimos dias, cresceu a incidência de roubo de veículos (motos e carros), e que são necessárias ações mais enérgica em defesa da população. “Todos nós sabemos que o contingente da PM e da Polícia Civil é pequeno. É necessário que o Estado atenda a nossa região com aumento desse efetivo, para que tenhamos condições de combater a criminalidade”, enfatizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública