Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Vereador sugere criação de curso pré-vestibular para jovens e adultos na cidade

17 agosto 2022 - 09h24Assessoria Câmara Municipal

O vereador Allex Dellas apresentou um Projeto de Lei esta semana na Câmara Municipal que dispõe sobre a criação e desenvolvimento de um curso pré-vestibular, intitulado “Gabaritou Corumbá”, para proporcionar preparo adequado aos jovens e adultos que buscam aprovação em cursos do ensino superior, ou até mesmo concursos públicos. 

Allex lembrou que, na atualidade, a busca por ingressar em um curso de ensino superior ou aprovação em um concurso público, aumentou de forma acelerada entre os jovens, gerando uma ampla concorrência por tais vagas. 

“No Brasil, cursos preparatórios não estão dentro das obrigatoriedades do governo. Estes cursos são oferecidos por empresas privadas, com alto custo de mensalidade, ou por projetos populares, de forma gratuita. Por isso mesmo estamos propondo o projeto “Gabaritou Corumbá”, para dar assistência aos jovens corumbaenses que encontram dificuldades financeiras e participar de cursos particulares”, explicou. 

Dessa forma, o Projeto de Lei apresentado na Câmara, autoriza o Poder Executivo, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a criar curso pré-vestibular e preparatório para concursos públicos, como forma de inserir mais jovens de baixa renda em universidades ou mesmo em órgãos públicos, aumentando as oportunidades para a construção de uma vida acadêmica e profissional. 

O Projeto de Lei prevê realização dos cursos nas dependências das próprias escolar municipais, com ênfase nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências Naturais (Biologia, Química e Física), Ciências Humanas (Geografia, História, Artes, Sociologia, Filosofia) e Redação, sendo abordadas por professores capacitados, estudantes da graduação em seus últimos períodos de estudo. 

Pela proposta, as aulas serão diárias, no período vespertino, com carga horária de 20 horas semanais. Para a devida inscrição, é necessário que o candidato resida em Corumbá; idade igual ou superior a 16 anos; tenha concluído o Ensino Médio, sendo todo em escola pública, e renda mensal de até 03 salários mínimos. Alunos que estejam matriculados no último ano do Ensino Médio, em escola pública, também poderão participar. 

O Projeto autoriza ainda o Executivo Municipal a realizar convênios com as Faculdades e Universidades locais, com o Governo do Estado, com o Governo Federal, instituições diversas e empresas privadas, para que estas disponibilizem acadêmicos de cursos de licenciatura e/ou bacharelado das disciplinas especificadas, para ministrarem as aulas do curso. 

“Os jovens não serão os únicos beneficiados com o projeto, mas também alunos dos últimos períodos da graduação de cursos de licenciatura, que poderão ser professores voluntários, podendo assim exercitar seu magistério durante as aulas ministradas”, completou. 

Trânsito

Por outro lado, Allex está solicitando ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, análises e estudos para instalação de um redutor de velocidade na Rua Geraldino Martins de Barros, Bairro Centro América, próximo ao Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Explicou que, recentemente, dois acidentes graves ocorreram na via, e que desde então, a comunidade tem solicitado intervenção do Poder Público para maior segurança na região, contendo excesso de velocidade. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul